Retrospectiva 2016

Enem, eleições nos EUA e queda de avião da Chapecoense marcam novembro

Já no Maranhão, as mortes violentas e prisões foram os fatos mais marcantes.

Liliane Cutrim/Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h27

SÃO LUÍS - O mês de novembro foi marcado por violência, operações policiais, provas do Enem, eleições presidenciais nos EUA.

No Maranhão, o primeiro dia do mês teve o registro de uma audaciosa ação criminosa, assaltantes fortemente armados assaltaram um carro-forte na MA-034, levando R$ 700 mil. O assalto foi próximo a linha do trem, a poucos quilômetros da BR-316.

E um homem foi preso na Vila Maranhão, em São Luís, enquanto furtava cerca de 600 litros de gasolina de uma empresa de transporte de cargas em trens.

Outra ação ousada de bandidos foi na cidade de Barreirinhas, onde assaltantes roubaram cerca de R$ 50 mil de uma lotérica.

E uma adolescente de 17 anos foi apreendida com 70 kg de maconha na região do Anil, em São Luís. Ela já havia sido apreendida, em setembro, portando 300 kg de maconha.

Outro crime de repercussão foi a prisão de suspeitos de estelionato, que estavam com 23 cartões bancários. Eles foram presos em flagrante, em São Luís, enquanto induziam duas vítimas para sacarem dinheiro.

E a Sefaz cancelou o registro de 30 empresas fantasmas em São Luís. A secretaria descobriu a fraude na inexistência de diversos estabelecimentos.

Mortes

As mortes violentas também marcaram o mês, na cidade de Amarante do Maranhão, um homem foi morto a golpes de machado, além do golpe, a vítima recebeu três facadas no pescoço.

E um caso que chocou o Maranhão foi a prisão de uma mãe na cidade de São Domingos do Maranhão, suspeita de torturar filha de três anos até a morte. Segundo polícia, Deilandia dos Santos teria introduzido cano no órgão genital da criança.

Criança vítima de tortura. / Foto: Divulgação
Criança vítima de tortura. / Foto: Divulgação

Dois dias depois, a polícia prendeu o marido de Deilandia, Antônio Matias, por participação na tortura e morte da enteada.

Outo caso que comoveu tanto o Maranhão quanto o Brasil, foi o assassinato da sobrinha neta do ex-presidente José Sarney. Mariana Costa foi violentada e morta pelo cunhado.

Mariana Costa foi encontrada morta dentro de casa. / Foto: Reprodução/Arquivo pessoal
Mariana Costa foi encontrada morta dentro de casa. / Foto: Reprodução/Arquivo pessoal

Reveja: Entenda o caso Mariana Costa

Outro caso de repercussão no Estado foi ao achado de um feto em uma área de mangue nas proximidades da ponte Hilton Rodrigues, que liga os bairros Ipase a Alemanha, em São Luís. O feto, do sexo masculino, foi encontrado por catadores de caranguejo.

Na cidade de Miranda do Norte, uma adolescente de 17 anos foi achada morta. O corpo apresentava sinais de morte brutal.

Falando em brutalidade, a morte brutal de gatos comoveu internautas. Segundo denúncias, cachorros foram levados para matar os felinos que vivem em uma pracinha na avenida dos Africanos, em São Luís.

Outro caso que chamou a atenção em novembro foi o assassinato do dono de um restaurante em São Luís. O homem morreu com um tiro na cabeça e outro no abdômen.

Acidentes

Um carro com grávida capotou após desviar de um gato no Km 17 da BR-135. A mulher ficou presa no veículo, e o animal terminou ileso.

Na BR-316, uma colisão deixou nove feridos. A colisão transversal foi entre uma Van Citroen/Junper e um Caminhão Mercedes Benz. Apesar da gravidade, não houve registro de mortes.

E as ocupações a instituições de ensino contra a PEC dos Gastos Públicos continuou em novembro. No Cintra, uma ocupação chegou a impedir a entrada de estudantes.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Enem

Às vésperas do Enem, estudantes do IFMA aceitam ceder espaço ocupado, em protesto contra PEC dos Gastos Públicos, para aplicação das provas.

E a Polícia Federal iniciou investigação de fraude no Enem no Maranhão e em mais sete Estados. A Operação Jogo Limpo tinha como alvo cumprir 22 mandados.

BRASIL

Os brasileiros começaram o mês com uma notícia de peso no bolso, isso porque a partir do dia 1º passou a valer o aumento das multas de trânsito em até 244%.

Na Lava Jato, o juiz Sérgio Moro aceitou denúncia contra Antônio Palocci e mais 14 pessoas. A denúncia tem por base as apurações realizadas na 35ª fase da Operação.

Moro também deferiu pedido para que Temer e Lula fossem testemunhas de defesa de Eduardo Cunha. O presidente da República informou ao juiz Sérgio Moro que iria prestar depoimento por escrito na ação penal a que o ex-deputado Eduardo Cunha responde na Operação Lava Jato.

E, apesar da tentativa da defesa de Cunha de tirá-lo da prisão, o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Felix Fischer negou pedido de liberdade ao ex-presidente da Câmara dos Deputados.

Outra prisão que repercutiu no país foi do ex-governador do Rio de Janeiro, Anthony Garotinho. A detenção foi solicitada pelo Ministério Público Eleitoral (MPE). De acordo com a Superintendência da Polícia Federal de Campos, o mandado de prisão preventiva se deu em cumprimento da Operação Chequinho, que averigua o uso eleitoral do programa "Chegue Cidadão". Após a prisão, Garotinho passou mal e foi levado ao hospital onde permaneceu por sete dias.

Outro fato que abalou as estruturas do governo foi a notícia de que a oposição iria protocolar o pedido de impeachment de Michel Temer. Para o senador Lindberg Farias, o presidente cometeu crime de responsabilidade.

Um acidente aéreo matou quatro policiais militares morreram no Rio de Janeiro. Os PMs estavam em um helicóptero do Grupamento Aeromóvel da Polícia Militar que caiu perto Cidade de Deus, na Zona Oeste da cidade.

Provas do Enem

Durante a realização do Enem, teve candidato retirado do local de prova por suspeita de documento falso. E uma estudante eliminada após ser flagrada com celular dentro de pacote de biscoito. Teve até candidato preso com escutas na cidade de Fortaleza.

E houve até denúncias de que as provas do exame tinham vazado, mas o Ministro da Educação negou o vazamento. O ministro Mendonça Filho chegou a afirmar que os boatos eram tentativas da oposição de desestabilizar o governo.

No entanto, o procurador Oscar Costa Filho, do Ministério Público Federal (MPF) no Ceará, pediu o cancelamento da prova e afirmou que houve “vazamento oficial”.

Mas a 4ª Vara da Justiça Federal no Ceará negou o pedido do Ministério Público Federal no Estado para anulação da prova de redação do Enem. A decisão foi tomada em primeira instância pelo juiz federal José Vidal Silva Neto.

E o presidente Michel Temer criticou as ocupações e disse que se divulga muita “ladainha”. O presidente ressaltou que a PEC dos Gastos Públicos teve por base projetos de lei que já tramitavam.

Apesar dos protestos, a Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou no dia 9 de novembro, o relatório favorável à proposta de emenda à Constituição (PEC) que cria um teto de gastos para o setor público nos próximos 20 anos. O texto foi aprovado sem emendas, ou seja, sem mudar a proposta aprovada pela Câmara dos Deputados, que seguiu para o plenário do Senado.

Vinte dias depois, o plenário do Senado aprovou, em primeiro turno, o texto-base da PEC do Teto dos Gastos Públicos. A proposta foi aprovada por 61 votos favoráveis e 14 contrários.

Na área da Saúde, a informação de que especialistas não descartam novo surto de dengue e zika com a chegada do verão, preocupou a população.

MUNDO

O mundo ficou atento ao processo eleitoral nos EUA. Nas vésperas das eleições presidenciais, o presidente Barack Obama fez campanha por Hillary e disse que Trump ameaçava os direitos civis. Obama alertou que o destino dos EUA - e do mundo - estava em jogo.

Antes do pleito eleitoral, o FBI inocentou Hillary Clinton na investigação sobre e-mails. A denúncia abalou seriamente a campanha da candidata do Partido Democrata nas eleições para presidente dos EUA.

E as eleições chegaram, e Donald Trump venceu as eleições presidenciais dos Estados Unidos. Mas, no dia de sua vitória, milhares de pessoas protestaram nos EUA contra a política racista de Trump.

Após a eleição, Obama e Trump se encontraram na Casa Branca e iniciaram a transição de poder. Obama disse que sugeriu ao presidente eleito uma "transição bem-sucedida entre nossas presidências".

 O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, reúne-se com o atual presidente, Barack Obama. / Foto: Divulgação
O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, reúne-se com o atual presidente, Barack Obama. / Foto: Divulgação

E o presidente do Brasil, Michel Temer, falou que as relações com os EUA são institucionais e nada mudaria com eleição de Trump.

Em declaração a jornalistas, Donald disse que imigração, saúde e emprego serão as prioridades de seu governo. "Vamos olhar muito fortemente para a imigração", disse Trump.

Morte de Fidel

A morte de maior repercussão no cenário político mundial, no mês de novembro, foi a do ex-presidente de Cuba Fidel Castro. Ele morreu aos 90 anos. Por meio de nota, o presidente do Brasil, Michel Temer, disse que "Fidel Castro foi um líder de convicções”. Já o ex-deputado federal do Partido Social Cristão (PSC), Jair Bolsonaro, fez um vídeo no Facebook com a sua declaração em relação à morte do líder cubano. O deputado disse: "Fidel Castro morreu... O exterminador de liberdades e promotor da miséria se foi. O mundo democrático deseja-lhe estadia eterna nas profundezas do inferno", afirmou.

Após a morte de Fidel, o mundo ficou em choque com a morte de quase todos os atletas do time da Chapecoense, além de ex-dirigentes, jornalistas e tripulação. O avião com o time da Chapecoense caiu na Colômbia. Os atletas brasileiros seguiam para Medellin, onde iriam jogar pela Copa Sul-Americana, sendo um momento histórico para o clube, que vivia o seu melhor momento no futebol.

Relembre a tragédia:

Avião com o time da Chapecoense cai na Colômbia

Tripulante do voo da Chapecoense diz que sobreviveu graças à posição fetal

Temer lamenta tragédia com a Chapecoense e decreta luto de três dias

Imprensa internacional acompanha clima de tristeza em Chapecó

Força Nacional do SUS é enviada à Colômbia para dar apoio aos sobreviventes e parentes

Papa manda mensagem ao Brasil por tragédia da Chapecoense

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.