Meio ambiente

Recebimento de embalagens de agrotóxicos ocorre na Grande Ilha de São Luís

Estrutura itinerante passará por zonas rurais nos dias 17 e 18 de novembro.

Hendrick Gaioso/Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h28
 Ação atende somente pequenos agricultores. Foto: Reprodução/Internet.
Ação atende somente pequenos agricultores. Foto: Reprodução/Internet.

SÃO LUÍS- Durante os dias 17 e 18 de novembro ocorrerá o recebimento itinerante de embalagens vazias de agrotóxicos nas zonas rurais da Região Metropolitana de São Luís. A ação contempla os pequenos produtores agrícolas dos municípios de Paço do Lumiar, Raposa, São José de Ribamar e São Luís.

De acordo com a coordenadora de inspeção vegetal da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged-MA), Filomena Carvalho, a iniciativa é comandada pela Associação do Comércio Agropecuário (ACAP) em parceria com as prefeituras municipais e viabilizada pela Aged-MA.

Ainda segundo ela, o recebimento itinerante é de caráter educativo e visa conscientizar os agricultores sobre suas responsabilidades ambientais. “O recebimento itinerante é uma ferramenta que foi criada para inserir o pequeno agricultor em todo o processo de destinação ambientalmente correta das embalagens de agrotóxicos, que são agentes contaminadores que podem trazer riscos à saúde deles e do meio-ambiente”, disse.

A ação

No Maranhão, o recebimento itinerante de embalagens de agrotóxicos ocorre há três anos e chegou à Grande Ilha de São Luís em 2015, onde conseguiu coletar 600 quilos de embalagens. Para este ano, a expectativa é que mais quilos sejam recebidos para destinação final, que é a reciclagem ou incineração.

Calendário do recebimento

 Estrutura para recolhimento passará por propriedades das zonas rurais. Foto: Divulgação.
Estrutura para recolhimento passará por propriedades das zonas rurais. Foto: Divulgação.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.