Acordo

Estudantes do IFMA aceitam ceder espaço ocupado para aplicação das provas do Enem

Segundo diretora-geral, alunos devem se deslocar para outra área do campus.

Imirante.com, com informações do IFMA

Atualizada em 27/03/2022 às 11h28
O Campus Maracanã é local de prova para cerca de 850 candidatos do Enem.
O Campus Maracanã é local de prova para cerca de 850 candidatos do Enem. (Foto: Flora Dolores/O Estado)

SÃO LUÍS - Após anunciarem, na última terça-feira (1º), que pretendiam impedir a aplicação do Enem 2016 nos dias 5 e 6 de novembro, os estudantes do IFMA Campus São Luís – Maracanã negociaram com a direção geral do campus e aceitaram a proposta de ceder o espaço ocupado atualmente para que a prova seja realizada.

Segundo a diretora-geral, professora Lucimeire Amorim, os alunos devem se deslocar, nesta sexta-feira (4), para uma outra área do campus que não prejudique a aplicação da prova. A coordenação estadual do exame já foi informada da liberação. O Campus Maracanã é local de prova para cerca de 850 candidatos do Enem.

Com isso, das unidades do IFMA que estão ocupadas e são locais de prova, a realização do exame será cancelada apenas no Campus Pinheiro, onde, aproximadamente, 350 candidatos fariam o Enem neste fim de semana. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), os candidatos que tiveram seus locais de prova cancelados devido às ocupações deverão prestar o exame nos dias 3 e 4 de dezembro.

Ocupações

O movimento dos estudantes é um protesto contra a PEC 55 (nova numeração recebida pela PEC 241 no Senado), a reforma do ensino médio e o projeto “Escola sem Partido”.

Veja, abaixo, a situação dos campi que participam do movimento:

Campus Alcântara

Os alunos decidiram, nessa segunda-feira (31), por uma mobilização sem paralisação das aulas e sem ocupação 24h. No espaço, estão sendo discutidos os temas que motivaram as ocupações das escolas e institutos no país, além da realização de atividades culturais.

Campus Grajaú

Os estudantes iniciaram a ocupação na noite da última terça-feira (1º). A mobilização paralisou as aulas, mas as atividades administrativas continuam funcionando, normalmente, no campus.

Campus Pinheiro

A ocupação teve início no dia 26 de outubro. As atividades administrativas estão funcionando, a fim de manter o mínimo de atividades no campus. Já as aulas foram, oficialmente, paralisadas na última segunda-feira (31). No fim da tarde desta terça-feira (1º), os estudantes decidiram em assembleia não permitir o acesso ao campus para a realização das provas do Enem nos dias 5 e 6 de novembro. Cerca de 350 candidatos fariam a prova em 10 salas reservadas para a aplicação do exame. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), os candidatos que tiverem seus locais de prova cancelados devido às ocupações deverão prestar o exame nos dias 3 e 4 de dezembro.

Campus São Luís – Centro Histórico

A sede do Campus continua ocupada pelos estudantes, sem previsão de quando vão encerrar o movimento. Por essa razão, as aulas dos cursos técnicos e superiores estão suspensas. A maioria das atividades administrativas – como coordenações de cursos, protocolo, diretoria geral e diretoria de planejamento e gestão – permanecem sendo desenvolvidas na unidade.

Além da sede, o Campus possui dois núcleos: o Núcleo Itaqui-Bacanga e a Unidade Remota São José Operário (Cesjo), nos quais as atividades administrativas e docentes ocorrem normalmente.

Campus São Luís – Maracanã

Os estudantes iniciaram a ocupação do campus nessa terça-feira (1º). A direção geral informou que as atividades pedagógicas e o semestre letivo estarão suspensos a partir desta quinta-feira (3) e enquanto durar o movimento. As atividades administrativas continuarão a funcionar normalmente. Os pais e responsáveis dos alunos foram convocados para uma reunião geral nesta sexta-feira (4), às 9h, no Espaço Cultural, para esclarecimentos e informes sobre a decisão.

Campus São Luís – Monte Castelo

No Monte Castelo, o movimento de ocupação teve início no último dia 26 de outubro. As aulas foram paralisadas em todos os cursos técnicos de nível médio. Dos cursos superiores, as quatro Licenciaturas (Biologia, Física, Matemática e Química) e o curso de Sistemas de Informação estão com as atividades pedagógicas paralisadas. Em assembleia, os alunos das Engenharias Elétrica Industrial e Mecânica Industrial decidiram não suspender as aulas. No curso de Engenharia Civil, a maioria dos alunos votou pela paralisação, mas a decisão ainda não foi oficializada pelo centro acadêmico. As atividades administrativas do campus ocorrem normalmente.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.