Dia de lembranças

Saiba a origem da tradição do Dia de Finados

Idas aos cemitérios e celebrações de missas marcam o feriado.

Arlan Azevedo/Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h28
A data é marcante para muitas pessoas.
A data é marcante para muitas pessoas. (Divulgação/Daniel Sena)

SÃO LUÍS - O tradicional Dia de Finados faz parte da religião cristã católica há mais de mil anos. O dia 2 de novembro é feriado em diversos países em respeito aos mortos e às lembranças deles, e é bastante comum que os seus parentes e amigos vão ao cemitério para prestar homenagens, seja com orações ou com flores. Na capital maranhense o costume também é esse.

As orações, cânticos e rituais religiosos feitos diante das lápides remontam às tradições do Império Romano, na qual os cristãos rezavam pelos seus mortos, em especial pelos mártires, nas catacumbas subterrâneas de Roma. A tradição se perpetuou e se mantém até hoje.

Além das idas aos cemitérios, também é comum, em São Luis, a celebração de missas especiais em homenagem aos mortos. É um dia de introspecção e lembrança de todos as pessoas próximas que já partiram deste mundo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.