Terror

Escolas são incendiadas por criminosos na madrugada deste sábado (1º)

Ao todo, cinco escolas foram queimadas e uma sofreu uma tentativa de incêndio.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h29
Escola incendiada no bairro do São Bernardo. / Foto: Divulgação
Escola incendiada no bairro do São Bernardo. / Foto: Divulgação

SÃO LUÍS – A madrugada deste sábado (1º) na Região Metropolitana de São Luís foi marcada por vários ataques a escolas. Ao todo, cinco escolas foram queimadas e uma sofreu uma tentativa de incêndio.

Leia também:

Mais um ônibus é incendiado por criminosos em São Luís

Bandidos incendeiam zona eleitoral de Ribamar e ônibus que presta serviço para Vale

Mais um veículo é incendiado na Região Metropolitana de São Luís

Onda de terror no Maranhão repercute nacionalmente

"Causa estranheza", diz prefeito de São Luís sobre ataques

Na rua Santo Antônio do bairro São Bernardo, em São Luís, cinco bandidos encapuzados atearam fogo na escola Ana Lúcia Chaves Fecury, durante a madrugada. A unidade escolar é local de votação.

Veja imagens da hora do incêndio:

Na avenida Principal no Canavieira, em São José de Ribamar, a escola Maria de Lourdes também foi incendiada por criminosos.

Já na Vila Maranhão, em São Luís, a U.E.B Tiradentes também foi atacada. Em são José de Ribamar, a Escola Roseana Sarney na Vila Roseana Sarney e a escola Primeiros Passos no Turiúba, também foram alvos de criminosos.

Escola incendiada na Vila Roseana Sarney. / Foto: Divulgação
Escola incendiada na Vila Roseana Sarney. / Foto: Divulgação

E, no bairro do João de Deus, em São Luís, houve uma tentativa de incêndio contra a escola Maria José Vaz dos Santos.

Por meio de nota, a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) confirma os ataques e afirma que “As operações realizadas pelas Polícias Civil e Militar culminaram com a prisão de 14 envolvidos ontem, que foram autuados e encaminhados ao Complexo de Pedrinhas; e mais 16 adolescentes, que cumprem regime de internação. Além disso, a 'Operação Resposta' realizada nesta sexta-feira (30) no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, confirmou 35 detentos como mandantes dos ataques, 23 deles foram transferidos para penitenciárias federais na manhã deste sábado (1º)”.

Veja a nota na íntegra:

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), reitera o trabalho ininterrupto que tem realizado para conter a ação criminosa, responsável por diversos ataques a ônibus, carros e prédios públicos na região metropolitana de São Luís. Até o momento, 65 pessoas foram identificadas e responsabilizadas pelos ataques. Hoje, foram registradas 10 ocorrências: cinco ataques a prédios públicos – a escola Roseana Sarney, na Vila Roseana Sarney; a U.E.B Tiradentes, na Vila Maranhão; a no bairro Santa Bárbara, e da tentativa de assalto à empresa Guanabara, na BR 135. escola Ana Lúcia Mauro Fecury, no São Bernardo; o Colégio Maria de Lourdes, em São José de Ribamar; e a U.E.B Vila São José, na Vila São José/Maiobão –, dois ataques a ônibus na Vila Ariri e na Vila Izabel Cafeteira, além do ataque à empresa ICOMIZA no Distrito Industrial, a uma máquina da Prefeitura

As operações realizadas pelas Polícias Civil e Militar culminaram com a prisão de 14 envolvidos ontem, que foram autuados e encaminhados ao Complexo de Pedrinhas; e mais 16 adolescentes, que cumprem regime de internação. Além disso, a 'Operação Resposta' realizada nesta sexta-feira (30) no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, confirmou 35 detentos como mandantes dos ataques, 23 deles foram transferidos para penitenciárias federais na manhã deste sábado (1º).

Tropas federais serão enviadas para o Maranhão, a pedido do governador, para juntar-se aos 7.500 homens que atuarão nos próximos dias para impedir que facções criminosas tentem tumultuar as eleições. As Polícias Civil e Militar permanecem nas ruas por tempo indeterminado para assegurar que todos os suspeitos sejam presos e punidos no rigor na lei. Além disso, homens das Forças Armadas já iniciam o reforço ao trabalho das Forças Policiais do Maranhão neste sábado (1º).

A SSP orienta que os cidadãos repassem informações que ajudem a polícia no combate ao crime por meio do número do aplicativo Whatsapp (98) 9.9163.4899 e pelo aplicativo “Byzu”, compatível com todos os sistemas operacionais.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.