Na Coheb

Ausência de segurança atrai usuários de drogas para espaço público

“Quando anoitece, os moradores de rua vêm. Eles usam drogas o tempo inteiro".

Arlan Azevedo/Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h29
A praça fica próximo à avenida dos Africanos.
A praça fica próximo à avenida dos Africanos. (Foto: Arlan Azevedo/Imirante.com)

SÃO LUÍS - O bairro da Coheb recebeu uma praça nova, bem próximo à avenida dos Africanos. Calçamento, urbanização e equipamentos para exercício… Tudo isso fica comprometido pela ausência de segurança pública, segundo moradores da região.

“Quando anoitece, os moradores de rua vêm para a praça. Eles usam drogas o tempo inteiro. De vez em quando escuto gritos de socorro, e então já sei que é assalto. É bem comum por aqui”, informou Mauriane Sena, moradora da rua adjacente à praça.

No local, é possível observar que os postes de iluminação pública encontram-se sem luz. Esse fator, segundo os moradores, é muito atraente para os usuários de drogas. “Eles aparecem e dominam o local, como se fosse deles e para fazer o que quiserem. Ninguém mais pode usar”, explicou Carlos Magno, que mantém uma empresa em frente à praça.

Por meio de nota, a Polícia Militar do Maranhão informou que a segurança do bairro é feita constantemente. Leia a nota na íntegra.

"A Polícia Militar do Maranhão (PMMA) informa que a segurança no local é feita por viaturas e motos do 1º BPM. O policiamento é diário e constante, inclusive com a realização de abordagens a veículos e transeuntes. Além disso, a Polícia Militar mantém na região do Coroadinho/Bom Jesus, uma Unidade de Segurança Comunitária (USC) que também atende a população do bairro Coheb.

Informamos ainda, que esta demanda já foi repassada ao batalhão correspondente à área citada, que deve intensificar as rondas na região e na Praça da Coheb, coibindo portanto, a ação de criminosos.

Por fim, a Polícia Militar solicita à comunidade que, ao observar qualquer situação suspeita, informe por meio do número 190 ou disque denúncia 3223-5800 (capital) 0300 3135 800 (interior). Ressalta-se também, a importância das eventuais vítimas registrarem boletim de ocorrência no distrito policial mais próximo, para que sejam mapeados os pontos em que os delitos acontecem com maior frequência."

Já a Prefeitura de São Luís explicou que o trabalho de assistência social tem sido fortalecido, para lidar com situações como esta. Leia, na íntegra.

"A Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas) informa que vem fortalecendo a política de assistência social para a população em situação de rua de São Luís, através de diversas ações, como o programa Busca Ativa, que consiste na localização e identificação de moradores de ruas, para que sejam encaminhados a uma unidade do Centro Pop, onde são atendidos e recebem serviços socioassistenciais, e que irá encaminhar uma equipe ao local mostrado na reportagem para que sejam tomadas as devidas providências."

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.