Meio Ambiente

Poluição e forte mau cheiro tomam conta da Lagoa da Jansen

Situação é causada pelo despejo de esgoto doméstico no local e falta de escoamento da água.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h30
 Foto: Hendrick Gaioso/Imirante.com.
Foto: Hendrick Gaioso/Imirante.com.

SÃO LUÍS - “Nunca esteve tão difícil ficar aqui. O mau cheiro é horrível e só piora a cada dia”, disse Sandra Serejo sobre os fortes odores sentidos na Lagoa da Jansen. A vendedora tem um quiosque no local há mais de 15 anos e reclamou que está sendo prejudicada pela poluição que se acumula na água.

De acordo com ela, a situação chegou a esse ponto por causa do despejo de esgoto doméstico e falta de renovação das águas. A equipe do Imirante.com visitou alguns pontos da lagoa e constatou que duas das três comportas que servem para renovar água do local, que é oriunda da Baía de São Marcos, não funcionam. Sendo assim, a sujeira se amontoa nas margens e resulta no odor.

 Foto: Hendrick Gaioso/Imirante.com.
Foto: Hendrick Gaioso/Imirante.com.

Segundo Luís Sérgio, morador das proximidades que fazia a abertura das comportas, o serviço não está sendo feito por causa do desgaste das estruturas que regulam o escoamento. “Faz cinco anos que a comporta está enferrujada. Não abre, nem fecha. Isso é um problema sério e ninguém resolve”, contou.

Despoluição

 Foto: Hendrick Gaioso/Imirante.com.
Foto: Hendrick Gaioso/Imirante.com.

Conforme anunciado pelo Governo do Estado, uma obra para retirada de pontos de poluição da Lagoa da Jansen foi feita e contará com uma segunda fase. Entretanto, nenhuma data para conclusão dos serviços foi estabelecida.

Por meio de nota, a Caema se pronunciou sobre a ação e destacou outras melhorias serão inclusas.

Leia a nota na íntegra:

A Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) informa que já está em andamento a segunda etapa das obras de despoluição da Lagoa da Jansen. Na primeira fase da obra, já concluída, foram retirados 15 pontos de lançamento de esgoto. Nesta segunda etapa, estão sendo retirados os pontos restantes. A obra faz parte do Programa ‘Mais Saneamento’, lançado pelo Governo do Estado, e inclui também a construção de poços de visita, redes coletoras e ligações de esgoto na área, além de melhorias de drenagem de um canal nas proximidades da Ilhinha.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.