Retrospectiva 2016

Cunha sai de cena e, no Maranhão, família é alvo de incendiários

Incêndio criminoso, estupro coletivo e renúncia marcaram o mês "sete".

Neto Cordeiro/Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h27

SÃO LUÍS – O mês de julho foi marcado pela renúncia de Eduardo Cunha na presidência da Câmara dos Deputados, linchamentos na Região Metropolitana de São Luís, incêndio criminoso em uma residência no interior do Maranhão e por um estupro coletivo no Estado de São Paulo.

No Maranhão

Um incêndio criminoso registrado no dia 19 de julho, que deixou seis vítimas, chocou o Maranhão. O ataque aconteceu no povoado Tiquaras, no município de Pirapemas. Os criminosos buscavam dinheiro na residência e acabaram ateando fogo com moradores dentro. Das seis vítimas, quatro morreram no hospital.

Residência foi incendiada com seis pessoas dentro. Foto: Reprodução/TV Mirante.
Residência foi incendiada com seis pessoas dentro. Foto: Reprodução/TV Mirante.

Ainda no interior, um caminhão e um carro de passeio colidiram na BR-135 deixando mortos. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF-MA), oito pessoas morreram, sendo cinco adultos e três crianças. O fato causou revolta em razão da lentidão da obra de duplicação da BR-135, que já durava mais de quatro anos.

A população espancou bandidos após assaltos frustrados em São Luís. Casos de linchamentos e tentativas só aumentam de acordo com o crescimento da criminalidade na capital. Um caso chamou atenção: um suspeito de assalto morreu baleado, e o outro foi vítima de linchamento, na avenida São Luís Rei de França.

Suspeito foi pego por populares. Foto: Enviada via WhatsApp.
Suspeito foi pego por populares. Foto: Enviada via WhatsApp.

O processo de licitação do transporte coletivo de São Luís foi suspenso por força judicial. O consórcio Nova Ilha ganhou liminar para ser incluído no certame e análise de propostas foi adiada. Dois dias depois, a Justiça determinou a continuidade da licitação. Segundo o desembargador Bayma Araújo, a paralisação do procedimento licitatório causariam graves prejuízos à coletividade e aos cofres públicos.

No mês das férias, um laudo aprontou que apenas duas praias apresentavam boas condições para banho, no trecho da orla entre São Luís e São José de Ribamar. A praia de São Marcos, no trecho em frente aos Bares do Chef e Marlene’s, e a praia do Meio, em frente ao bar do Capiau, foram considerados favoráveis para banhistas. Outros 19 pontos estavam impróprios. Os dados foram divulgados pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema).

Um vídeo mostrou um flagrante de uma vendedora ambulante que enchia garrafas de água mineral com água de um balde. A suspeita, dona Rosa, afirmou que não iria vender o líquido e a vigilância sanitária prometeu ação no local.

No Brasil

Eduardo Cunha decidiu deixar a presidência da Câmara. Foto: Reprodução.
Eduardo Cunha decidiu deixar a presidência da Câmara. Foto: Reprodução.

Eduardo Cunha renunciou à presidência da Câmara no dia 7 de julho. Uma semana depois, Rodrigo Maia foi eleito presidente da Câmara dos Deputados, com 285 votos para o mandato-tampão até fevereiro.

Ainda no campo político, o Supremo Tribunal Federal (STF) ordenou a quebra do sigilo bancário de Waldir Maranhão. A Procuradoria-Geral da República apontou suspeitas de envolvimento de Maranhão em esquema fraudulento de investimento.

Um grupo planejava ataques terroristas no Brasil, durante os Jogos Olímpicos no Rio de janeiro. Entre os suspeitos, o maranhense Zaid Mohammad Abdul-Rahman Duarte, de 42 anos. Ele e mais nove pessoas foram presas, após investigações da Polícia Federal.

Três anos depois do incêndio na boate Kiss, em Santa Maria (RS), réus do processo foram a júri popular. Quatro pessoas foram acusadas de homicídio duplamente qualificado contra 242 vítimas.

Um caso de estupro coletivo chocou o Brasil, de Norte a Sul. Uma mulher de 18 anos foi estuprada por três rapazes na cidade de Araraquara, interior de São Paulo, no último dia 23 de julho. A jovem foi abordada por cinco homens quando esperava o ônibus no ponto, voltando de uma festa, em um sábado à noite. Eles estavam em um veículo de modelo Civic, na cor prata. Segundo depoimento à delegada Meirelene Castro Rodrigues, da Delegacia de Defesa da Mulher em Araraquara, a vítima disse que foi levada para um matagal, mas não soube especificar a localização. A jovem foi estuprada por três dos cinco homens.

Alerta nas estradas. O uso do farol baixo aceso durante o dia em rodovias passou a ser obrigatório. Quem for flagrado com as luzes apagadas será multado em R$ 85,13, por infração leve, e terá quatro pontos na carteira de habilitação.

A Polícia Federal (PF) enviou no dia 28, ao juiz federal Sérgio Moro, responsável pela Operação Lava Jato, um laudo no qual afirmou que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a ex-primeira dama Marisa Letícia orientaram as reformas realizadas no Sítio Santa Barbara, em Atibaia (SP). O imóvel é frequentado pela família do ex-presidente e alvo das investigações da Operação Lava Jato. Em nota, o Instituto Lula negou que o ex-presidente seja proprietário do sítio.

No mundo

Atentados pelo mundo mataram inocentes e deixaram autoridades em alerta. Um ataque à bomba deixa um morto e 12 feridos na Alemanha. No Japão, um homem armado com faca matou 19 pessoas em uma clínica. Ele se entregou à polícia. Outro atentado matou cerca de 80 pessoas e deixou mais de 100 feridos na cidade de Nice, na França. Um caminhão avançou sobre a multidão, que assistia à queima de fogos em comemoração à queda da Bastilha, no dia 14 de julho, mais importante feriado nacional francês.

Theresa May assumiu o cargo de primeira-ministra britânica no lugar de David Cameron. Nos Estados Unidos, Hillary Clinton anunciou o senador Tim Kaine como vice na chapa democrata para presidência.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.