Violência Doméstica

Semana Estadual de Valorização da Mulher movimenta comarcas

O evento, realizado pela Cemulher, vai até o dia 27 de julho.

Divulgação/TJ-MA

Atualizada em 27/03/2022 às 11h31
(Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - Teve início, na manhã desta quarta-feira (20), em São Luís e em diversas comarcas do interior I Semana Estadual de Valorização da Mulher. O evento é uma realização do Tribunal de Justiça, por meio da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica (Cemulher), com a adesão de comarcas em todo o Maranhão. Na pauta, ações nas áreas de saúde, beleza, combate à violência doméstica, cultura, oficinas e assistência jurídica. O evento tem o apoio da Corregedoria Geral da Justiça Procuradoria Geral da Justiça, da ESMP, Ampem, Defensoria Pública do Estado, e COOMAMP. As atividades se estendem até o dia 27 de julho.

Em São Luís, a abertura ocorreu às 9h, no hall do Fórum Sarney Costa. A programação incluiu exposição artística que aborda a "cultura do estupro" e apresentação do "Muro das Bonecas". Os juízes auxiliares da Corregedoria Rosângela Prazeres (representando a corregedora-geral da Justiça, desembargadora Anildes Cruz) e Gladiston Cutrim estiveram na abertura, que contou ainda com a presença de diversas autoridades judiciárias do Tribunal de Justiça, Fórum e entidades ligadas aos direitos da mulher.

Interior

Diversas comarcas do interior também abriram a semana e divulgaram programação. Algumas realizarão ações durante todo o período, já outras apresentaram agenda para um ou dois dias da semana. Em Itapecuru, as ações foram iniciadas com uma roda de conversa com os servidores do fórum local abrangendo temas como violência de gênero e cultura do estupro. As atividades relativas à semana retornam na comarca no dia 25, no Auditorio do Sesc. Lá, as ações têm a coordenação das juízas Mirella Cézar Freitas (titular da 2ª Vara) e Laysa Mendes (titular da 1ª Vara e respondendo pela 3ª). Em Santo Antônio dos Lopes a abertura contou com a realização de palestras sobre saúde da mulher, valorização feminina e feminismo, além de dicas de ginástica laboral, lanche e sorteio de brindes).

Em Arame, a juíza titular da comarca, Selecina Henrique Locatelli, realizou atividades simultâneas ao II Mutirão de Cidadania. Na pauta, atividades como emissão de RG, CPF, antecedentes criminais da Justiça Federal, Estadual; Emissão de contas de água, energia e telefone, com a parceria do Viva Cidadão. Esses atendimentos serão na Câmara de Vereadores. Também na agenda o “Programa Aprendendo com a Lei Maria da Penha no Cotidiano”, a ser realizado no Salão da Câmara.

Em Bequimão teve café da manhã com conversa e debate sobre o tema a violência doméstica, com a participação da Delegada Marta Dayane, Guarda Municipal e Secretária Municipal de Cultura. Na parte da tarde, comarcas como Coelho Neto, Passagem Franca, Cedral, Coroatá Santa Inês e Imperatriz abrem o evento. A abertura em Coelho Neto vai contar com roda de diálogo, lanche e brindes aos participantes. Em Passagem Franca as participantes terão um chá da tarde, palestras, sorteio de brindes, lanche. Em Cedral haverá reunião no Quilombo do Maranhão Novo em Cedral sobre violência doméstica. Parceria com a Defensoria Pública Estadual, e palestra sobre a Lei Maria da Penha. Em Coroatá haverá entrevista coletiva para a imprensa local para divulgação do evento juntamente aos parceiros e sociedade civil organizada.

Na Comarca de Imperatriz a semana será aberta com palestra sobre dignidade sexual, no auditório da OAB. Será também lançado o Mural das Bonecas, destinado a acolher bonecas que representem mulheres vitimadas em qualquer de seus direitos. Toda a sociedade foi convidada a afixar bonecas como manifestação de repudio às agressões aos direitos das mulheres. Ao final as bonecas serão destinadas às instituições de acolhimento de criança e adolescentes. Durante todo o dia haverá também atividade na UPR de Davinópolis com “Dia da Beleza”, com corte de cabelo e limpeza, em parceria com o Senac. Em Santa Inês, às 18h, a I Semana de Valorização da Mulher será aberta com bate-papo informal com parceiros e representantes de associações e sindicatos, além da exibição de filme.

Após a abertura, a programação segue na quinta-feira (21), com a palestra da ativista Conceição Amorim, na Unidade Prisional de Ressocialização de Davinópolis (UPRD). No dia 22 de julho ocorre uma panfletagem sobre o tema, no Imperial Shopping, a partir das 16h. Encerrando as atividades, o filme “As Sufragistas” será discutido no cine debate, que ocorre no dia 25, no Teatro Ferreira Gullar, às 16h, com a debatedora Sueli Brito.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.