Selo Fiscal de Controle

Água mineral: Sefaz define critérios de selo para vasilhame

Interessados em se credenciar como fabricante devem procurar a Fazenda.

Divulgação/Sefaz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h32

SÃO LUÍS - Por meio das Portarias 191 e 192, a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) determinou os critérios para o estabelecimento gráfico que desejar se credenciar e está habilitado como fabricante e impressor de Selo Fiscal de Controle para a posição em vasilhame de 10 e 20 litros, que contenha água mineral natural ou água adicionada de sais.

O estabelecimento gráfico interessado em se credenciar como fabricante do Selo Fiscal de Controle deverá apresentar na Secretaria Adjunta da Sefaz, documentos e amostras que comprovem sua certificação de forma física, comercial e sanitária.

A empresa também deverá disponibilizar, via internet, para as Secretarias de Estado da Fazenda (Sefaz), da Saúde (SES) e para empresas envasadoras de água mineral natural ou água adicionada de sais, um sistema informatizado de gestão para acompanhamento do processo que vai desde a solicitação para impressão até a autorização dada pela Sefaz, além de relatórios gerenciais, conforme determinado na Portaria 192/16.

Com o Sistema Informatizado de Gestão do Selo Fiscal de Controle será possível efetuar, homologar, cancelar pedidos de selos, consultar o estado dos pedidos em análise, aprovados ou bloqueados.

O link será disponibilizado no site da Sefaz a fim de permitir a qualquer cidadão à consulta para verificação da autenticidade da numeração do Selo Fiscal de Controle, caso não seja autêntico, serão fornecidos meios que permitam registrar a denunciar em tempo real.

O secretário da Fazenda, Marcellus Ribeiro Alves, destacou que a medida é importante para que os órgãos do governo possam ter um melhor controle da comercialização desse item tanto do ponto de vista tributário quanto do controle sanitário da produção e da comercialização de produtos e serviços submetidos à vigilância sanitária.

Com a aprovação do pedido de credenciamento, a Sefaz expedirá o Termo de Credenciamento e a empresa que deixar de adotar as medidas básicas de segurança quanto ao pessoal, produto, processo industrial e patrimônio; reincidir no extravio de selos fiscais; ou tiver débito constituído pela Fazenda Estadual de que não caiba recurso, ainda que não inscrito em dívida ativa, terá seu credenciamento suspenso, por até 12 meses.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.