Negócios

Levantamento aponta aumento de microempreendedores no Maranhão

No Estado, já são mais de 80 mil empreendedores individuais.

Imirante.com, com informações da Mirante Jucema

Atualizada em 27/03/2022 às 11h33
Microempreendedor Individual é a pessoa que trabalha por conta própria e se legaliza.
Microempreendedor Individual é a pessoa que trabalha por conta própria e se legaliza. (Foto: Reprodução)

SÃO LUÍS - Desde o ano passado o número de registro do Microempreendedor Individual (MEI) vem apresentado um aumento no Estado. O levantamento é da Junta Comercial do Maranhão (Jucema) que aponta um crescimento nos primeiros quatro meses de 2015 e que se manteve em 2016. Ao comparar com igual período de 2014, o índice de novos registros foi 6% maior nos quatro primeiros meses deste ano.

Para o presidente da Jucema, Sérgio Sombra, o crescimento segue uma tendência nacional segundo a qual as pessoas estão vendo no MEI a oportunidade para ter o próprio negócio. “É um grande passo para o incentivo ao empreendedorismo, para a geração de sua própria renda e com o negócio legalizado”, pontua Sombra.

Segundo ele, no Maranhão já são mais de 80 mil empreendedores individuais atuando e aproximadamente seis milhões em todo o país. Entre janeiro e abril deste ano, foram 9.271 novos negócios registrados e 9.096 em 2015, comprovando a tendência de crescimento nos últimos meses. Em 2014 foram 8.767 nos primeiros quatro meses do ano.

O Microempreendedor Individual (MEI) é a pessoa que trabalha por conta própria e que se legaliza como pequeno empresário. Para ser um microempreendedor individual, é necessário faturar no máximo até R$ 60.000,00 por ano e não ter participação em outra empresa como sócio ou titular. O MEI foi criado pela Lei Complementar nº 128, de 19/12/2008.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.