Choque

Com aumento de 18% de acidentes elétricos, bombeiros fazem alerta

Em 2014, 627 pessoas morreram em função deste tipo de acidente.

Imirante.com, com informações do CBM-MA

Atualizada em 27/03/2022 às 11h33
O percentual de letalidade é de 6%.
O percentual de letalidade é de 6%. (Foto: De Jesus/O Estado)

SÃO LUÍS - Dados da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel) demonstram que acidentes envolvendo choques elétricos têm crescido. A pesquisa mais atual registrou um aumento de 18% relacionando os anos de 2014 e 2013 em todo o país. O percentual de letalidade é de 6%, envolvendo quaisquer tipos de choques elétricos. Em 2014, 627 pessoas morreram em função desta modalidade de acidente.

Segundo o capitão José Lisboa, chefe da 5ª Seção do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, o choque elétrico envia corrente elétrica, por meio de uma descarga que passa pelo corpo e pode causar diversos danos, dentre os quais queimaduras, perda de membros e paradas respiratórias. Com a ampliação do número de choques elétricos no país, o Corpo de Bombeiros indica cuidado redobrado para evitar o acidente.

Ao se deparar com uma vítima no momento do choque, alguns procedimentos são recomendados para o salvamento. “O Corpo de Bombeiros ou o Samu precisa ser acionado no momento do acidente, paralelamente ao primeiro atendimento. Ao realizar a intervenção, é necessário se certificar de que a vítima não está mais em contato com a rede elétrica ou desligar a alimentação que fornece energia para o local do acidente. Depois, deve-se isolar a vítima do condutor de energia, retirando-a do local de perigo e, em seguida, tomar os procedimentos de análise dos sinais vitais. Caso esteja em um local onde não seja possível desligar a corrente, é necessária a utilização de material isolante, que não conduza eletricidade”, enumerou o capitão. Cabos de vassoura, cadeira de madeira ou bastão de borracha são os mais indicados para o procedimento.

Dicas para prevenção de acidentes

– Desligar a chave geral antes de qualquer reparo doméstico que envolve energia elétrica;

– Não mudar a chave de temperatura do chuveiro com o corpo ainda molhado;

– Evitar a sobrecarga de instalações elétricas com uso simultâneo de equipamentos;

– Não permitir a proximidade de lâmpadas e materiais combustíveis, como cortinas ou papeis;

– Sempre estar calçado ao usar o ferro de passar roupas;

– Checar periodicamente se os fios elétricos expostos estão encapados.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.