São Luís

Pacientes reclamam do atendimento em posto da Cemarc

Morador da Vila Cruzado relata dificuldade para conseguir agendar uma consulta.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h34

SÃO LUÍS – A comunidade da Vila Cruzado, na região do bairro Vicente Fialho, na capital, tem enfrentado dificuldades para conseguir agendar consultas por meio da Central de Marcação de Consultas e Exames (Cemarc), no Centro de Saúde Amar.

O estudante Sebastião Oliveira gravou um vídeo (veja ao fim da matéria) das pessoas aguardando o início do atendimento na manhã desta segunda-feira (4). No local, eles agendam consultas por meio de um sistema on-line que abre às 7h, nesta e em outras unidades de São Luís.

Porém, há alguns dias, o estudante só ouve uma resposta: “falam para irmos amanhã, e esse amanhã nunca chega”, diz. Ele reclama que o funcionário responsável pelo agendamento costuma chegar atrasado, e as vagas para consultas acabam se esgotando rapidamente porque a marcação ocorre, ao mesmo tempo, em outras unidades.

Além disso, o computador apresenta defeito com frequência, ainda de acordo com Sebastião. “Mais uma vez os moradores voltaram para casa sem sua consulta autorizada pela Cemarc”, afirma.

O Imirante.com procurou a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), que se pronunciou sobre a situação por meio de nota.

Leia abaixo:

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) informa que a direção geral da Central de Marcação de Consultas (Cemarc) já está tomando as providências necessárias para normalizar o atendimento na unidade instalada no Centro de Saúde Amar, no Vicente Fialho.

São Luis conta com 26 unidades para autorização de consultas, exames laboratoriais, radiológicos, tomografias, ressonância magnética, assim como exames oftalmológicos, ultrassonografia, mamografia e outros realizados pelo SUS, segundo a Semus.

O objetivo é atender os encaminhamentos dos pacientes que já tiveram uma consulta de atenção básica (nas clínicas: médica, pediátrica, obstétrica e ginecológica e cirurgia) para a realização do exame ou do procedimento necessário para a recuperação da saúde do usuário SUS.

Como funciona

O usuário procura quaisquer das unidades marcadoras (veja aqui) conforme horário estabelecido, de segunda a sexta-feira, onde terá seu encaminhamento para a unidade de saúde cadastrada no SUS.

O atendimento das unidades marcadoras é o eletivo, não atende as urgências, estas são diretamente com as unidades que atendem as emergências. A unidade marcadora da Alemanha é para atendimento exclusivo de idosos, gestantes, lactantes e portadores de necessidades especiais.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.