Fiscalização

Balanças irregulares são apreendidas em feiras de São Luís

A ação faz parte da Operação Semana Santa, realizada pelo Inmeq-MA.

Divulgação/TJ-MA

- Atualizada em 27/03/2022 às 11h34
O objetivo é garantir que o consumidor não seja lesado e adquira produtos pesados de forma correta e precisa.
O objetivo é garantir que o consumidor não seja lesado e adquira produtos pesados de forma correta e precisa. (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS – Na manhã desta terça-feira (22), o Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial do Maranhão (Inmeq-MA) realizou, em São Luís, a apreensão de oito balanças irregulares nas feiras de São Luís.

Segundo o Inmeq-MA, a ação faz parte de uma operação especial de fiscalização denominada “Operação Semana Santa”, que contou com a participação da Polícia Civil, por meio da Delegacia do Consumidor.

A operação visa intensificar a fiscalização de balanças neste período em que aumenta o consumo de pescado na cidade, com o intuito de verificar a precisão das balanças. “Estamos intensificando as fiscalizações nas feiras, nestes dias que antecedem a semana santa. O objetivo é garantir que o consumidor não seja lesado e adquira produtos pesados de forma correta e precisa”, explicou o diretor-técnico do Inmeq-MA, Zois Gantzias.

Uma das balanças, por exemplo, apresentou erro na pesagem com diferença de 150 gramas. Ou seja, em vez um quilo, o consumidor na realidade estava comprando 850 gramas. “É importante que a sociedade saiba que estes órgãos do governo estão atentos e, às vezes, desenvolvem operações em conjunto com o objetivo de defender o consumidor”, observou o delegado da Delegacia do Consumidor, Manoel Almeida Neto.

Segundo os fiscais do Inmeq-MA, as principais irregulares detectadas nas balanças apreendidas foram a falta do lacre de segurança obrigatório do Inmetro e diferença de pesagem.

No primeiro dia de operação, as equipes de fiscais percorreram as feiras da Cohab, Cohatrac, Forquilha, João Paulo, Liberdade e Bairro de Fátima. A Operação Semana Santa terá prosseguimento nesta quarta-feira (23).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.