Carteira de Habilitação

Pilotos de “cinquetinhas” têm mais tempo para se regularizar

Agora, o prazo para regularização vai até o dia 31 de maio.

Imirante.com, com informações da Secom

Atualizada em 27/03/2022 às 11h34
Mais três meses para se regularizar em relação à obrigatoriedade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), na categoria A.
Mais três meses para se regularizar em relação à obrigatoriedade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), na categoria A. (Divulgação)

SÃO LUÍS - Os pilotos de motocicletas de 50 cilindradas, mais conhecidas como “cinquentinhas”, terão mais três meses para se regularizarem em relação à obrigatoriedade da Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC) ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH), na categoria A para conduzir o veículo. O prazo para regularização vai até o dia 31 de maio.

A decisão foi tomada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), por meio da Deliberação Nº 147, publicada no último dia 2 de março. O prazo anterior terminou no dia 29 de fevereiro, conforme determinava a Resolução 572/2015 do Contran, publicada em dezembro passado.

Para obter a ACC, o candidato deve cumprir um processo parecido com o exigido para obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), na categoria A(Motos), só que a carga-horária exigida é menor. “Para obter a ACC, o candidato terá que cumprir apenas 20 horas/aula de curso teórico e 10 horas/aula de curso prático, enquanto para obter a CNH na categoria A, ele precisa fazer 45 horas/aula teóricas e 20 horas/aula práticas”, explica a coordenadora de Habilitação do Detran-MA, Nazaré Nunes.

Com a nova decisão do Contran, até 31 de maio, o condutor não poderá ser multado por não portar a ACC ou CNH, na categoria A, ao conduzir moto de 50cc.

Por meio da Resolução 571/2015 do Contran, os Centros de Formação de Condutores também têm prazo de seis meses, contado a partir de dezembro passado, para se ajustarem às novas normas e passarem a oferecer o curso prático para a Autorização para Conduzir Ciclomotores. As taxas administrativas cobradas pelo Detran-MA ao candidato que pretende obter a ACC são as mesmas da CNH na categoria A.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.