CPBR9

Professora maranhense é premiada na Campus Party Brasil

Salete Farias representou grupo que busca inserir mais mulheres na tecnologia.

Imirante.com, com informações da Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h35
(Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - O maior evento de tecnologia do país, a Campus Party Brasil (CPBR9), premiou o grupo internacional PYLadies como Comunidade Destaque da 9ª edição do evento. O grupo é uma rede de apoio às mulheres que trabalham com linguagem de programação e promove várias atividades de sensibilização na área no intuito de inserir mais mulheres na área de tecnologia. A professora do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) campus Monte Castelo, Salete Farias, é a representante da PYLadies São Luís, que conta com doze integrantes.

Em entrevista, por telefone, ao Imirante.com, a professora falou sobre o propósito do projeto. “A proposta é aumentar o número de mulheres na área de programação”, explica. De acordo com ela, a maioria dos participantes, palestrantes e organizadores de oficinas são homens, e o grupo tenta aproximar as mulheres dessa realidade.

As atividades da PYLadies aconteceram na CPBR9 dentro do espaço “Conteúdo by Comunidades”, no período de 27 a 29 de janeiro. O objetivo foi o de apresentar projetos e trabalhos que pudessem ajudar na formação dos participantes ali presentes. A premiação de Comunidade Destaque aconteceu na noite de sábado (30). A CPBR9 aconteceu em São Paulo, entre os dias 26 e 31 de janeiro, e esse ano reuniu cerca de 82 mil pessoas.

Para Salete, o prêmio mostra que as mulheres têm muito potencial e podem ser protagonistas na área da tecnologia. “Significa que nossos conteúdos foram os melhores”, orgulha-se. Atualmente, o grupo possui representantes no Brasil nas cidades de São Luís, Natal, Campinas, Fortaleza, Belo Horizonte, São Carlos e Rio de Janeiro. Para entrar para a comunidade de São Luís, a interessada por enviar a solicitação para o e-mail pyladies.slz@gmail.com.

Além das atividades do PYLadies, Salete Farias participou de uma mesa redonda da comunidade Garotas CPBR e, também, de uma atividade na área de Startup & Makers, e da Maratona de Negócios com a startup SussaMundo, a mesma que concorreu aqui em São Luís na Feira do Empreendedorismo do Sebrae. Na CPBR9, SussaMundo ficou entre as três melhores startups na categoria Economia Criativa.

Acompanharam a professora Salete Farias nas atividades da Campus Party Brasil 2016 os estudantes do IFMA campus Monte Castelo Ana Clara Cavalcante, também integrante do PyLadies São Luís; Luis Augusto Oliveira e Rodrigo Dorneles Ferreira de Souza.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.