Marca

HU-UFMA ultrapassa a marca de 500 transplantes de rim

HU-UFMA chega a marca de 502 transplantes renais.

Imirante.com, com informações do HU-UFMA

Atualizada em 27/03/2022 às 11h36
(Divulgação / Assessoria )

SÃO LUÍS - Francisco José Nunes do Nascimento, de 37 anos, recebeu, no último dia 24 de dezembro, um novo órgão e, junto com ele, a possibilidade de uma maior expectativa e qualidade de vida. Ele foi o paciente que marcou o alcance de 500 transplantes realizados no Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HU-UFMA).

Do interior do Maranhão, do município de Urbano Santos, Francisco José Nunes do Nascimento esperou por 5 anos e 11 meses presos à máquina de hemodiálise, se submetendo três vezes por semana a sessões com quatro horas de duração cada.

O HU-UFMA, comandado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), foi o pioneiro em transplantes no Maranhão. Iniciou as atividades no ano 2000 com transplantes entre doadores vivos e somente no ano de 2005 com doadores falecidos. Hoje, chega a marca de 502 transplantes renais, incluindo doadores vivos e falecidos.

Hoje no Maranhão, há uma lista de cerca de 150 pacientes esperando por um rim.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.