Fim da greve

Bancos do Maranhão voltam a funcionar nesta terça-feira (27)

Apenas os bancos Basa e do Nordeste não aderiram ao fim do movimento.

Hendrick Gaioso/Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h38
(De Jesus / O Estado)

SÃO LUÍS – Após 21 dias de paralisação, a greve dos bancários no Maranhão chega ao fim. A decisão foi tomada durante uma assembleia realizada nesta segunda-feira (26), na sede do Sindicato dos Bancários do Maranhão (SEEB-MA), em São Luís.

Bancos como Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e bancos privados devem normalizar as atividades a partir nesta terça-feira (26). Entretanto, as agências do Banco da Amazônia e do Banco do Nordeste continuam em greve no Maranhão e em outros Estados. Nesta terça-feira (26), uma nova assembleia ocorrerá para ver a situação de ambas as agências.

De acordo com a assessoria da SEEB-MA, a categoria não aceitou a proposta oferecida pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), de reajuste salarial de 10%, mas acatou a decisão da maioria dos sindicatos brasileiros e optou por encerrar a greve.

A greve

Desde o dia 6 de outubro, bancários de todo o Brasil entraram em greve, pedindo reajuste de 35%, PLR de 25% linear, piso do Dieese (R$ 3.377,66), reposição das perdas salariais, isonomia, contratação de mais bancários, respeito à Lei das Filas, saúde, segurança, dentre outras reivindicações. A Fenaban chegou a oferecer 10% de reajuste para salários e reajuste de 14% sobre os vales-refeição e alimentação.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.