Crise na comunicação

Superintendente da Seic desmente nota da SSP sobre suposta "festa de facção"

Grossain declarou nunca ter tratado como “equívoco” a ação da PM.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h38
(Biaman Prado/O Estado)

SÃO LUÍS – Após homens da Polícia Militar prenderem cerca de 180 pessoas, em uma residência no bairro do Anil, em São Luís, com suspeita de participarem de um facção criminosa, a Secretária se Segurança Pública do Estado (SSPMA) divulgou nota em que qualifica a atuação da Polícia Militar como “equivocada”. Horas depois, o superintendente estadual de investigações criminais, delegado André Gossain, desmentiu a nota da SSP.

Por meio de nota divulgada pela Superintendência de Investigações Criminais (SEIC), Grossain declarou nunca ter tratado como “equívoco” a ação da PM e relata que a Seic “jamais emitiu qualquer nota para imprensa dizendo que a ação da PM/MA foi ‘equivocada’” e que “jamais convocou qualquer coletiva para falar sobre o caso”, disse.

O superintendente declarou ainda que “a ação da PM foi legal. Respaldada pela legislação. Pouco importando que não havia indícios de organização criminosa, pois ocorreu no local crime de exposição de menores a bebidas alcoólicas”e que “o caso teve o tratamento jurídico previsto e respaldado por lei e foi encaminhado a delegacia competente, DPCA”.

O superintendente solicitou ao secretário a identificação do autor da nota que cita a SEIC. “A DEIC/MA repudia o uso de seu nome sem sua autorização. E solicita que os responsáveis por essa celeuma desfaçam tal mal entendido”.

Veja a nota na íntegra de Gossain

A DEIC/MA publicamente sobre a festa ocorrida na data de 18/10/2015 na Av. Santos Dumont Declara o que segue:

1- jamais emitiu qualquer nota para imprensa dizendo que a ação da PM/MA foi “equivocada”

2- jamais convocou qualquer coletiva para falar sobre o caso

3- houve surpresa quando na data de hoje as 15:00 hrs varios jornalistas aqui compareceram dizendo que foram convocados para uma coletiva. Nem a DEIC/MA sabia do fato.

4- depois se soube que fora órgãos da assessoria de imprensa que marcaram tal coletiva e nao comunicaram a DEIC/MA

5- a ação da PM foi legal. Respaldada pela legislação. Pouco importando que nao havia indicios de organizacao criminosa, pois ocorreu no local crime de exposicao de menores a bebidas alcoolicas

6- o caso teve o tratamento juridico previsto e respaldado por lei e foi encaminhado a delegacia competente, DPCA

7- A DEIC/MA repudia o uso de seu nome sem sua autorização. E solicita que os responsaveis por essa celeuma desfacam tal mal entendido

8- Alem de considerar legal a ação da PM, a DEIC/MA declara seu respeito e amizade com os coirmaos da PM/MA e se coloca a disposição para qualquer explicação.

Sao Luis-MA, 19/10/2015

Andre Gossain
Delegado – DEIC/MA

Veja a nota enviada pela Ascom da SPP

A Secretaria de Segurança Pública (SSP), por meio da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic), informa que a condução de supostos integrantes de uma facção criminosa, sendo a maioria menores de idades, realizada, na noite do último domingo (18), na Avenida Santos Dumont, no bairro do São Cristóvão, para a sede do órgão, foi um equívoco.

Segundo a Seic, no momento da prisão, estava sendo realizado um evento com entrada paga para arrecadação de fundos e todos os participantes utilizavam pulseiras de identificação. Na festa, foram encontradas alguns papelotes de droga e frascos de loló, no entanto a quantidade não caracteriza tráfico de entorpecentes.

A Superintendência de Investigações Criminais afirma que realizou uma triagem e constatou que todos os maiores de idade não tinham passagens pela polícia e foram liberados. Os adolescentes foram entregues aos pais e/ou responsáveis.

Ainda de acordo com a Seic, foi aberto um inquérito para apurar suposta venda de bebidas alcoólicas e drogas para os menores de idade. Em seguida, os autos do processo serão encaminhados para a Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) para dar prosseguimento ao caso. O material encontrado no local seguirão para o Instituto Criminalística para serem periciados.

Delegado André Gossain irá conceder uma entrevista coletiva às 15h na Seic.

Veja o aviso de Pauta da Secom

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) convida a imprensa para uma entrevista coletiva nesta segunda-feira (19) com o Superintendente de Investigações Criminais, André Gossain, para esclarecer fato ocorrido à noite de domingo (18) em festa na Avenida Santos Dumont, no bairro São Cristóvão. A entrevista será concedida na sede da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic), no Bairro de Fátima, às 15h.

Serviço
O quê: Entrevista Coletiva
Local: Secretaria Estadual de Investigações Criminais (no Bairro de Fátima)
Horário: 15h

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.