Semana da Sustentabilidade

Pesquisadores criam drone para monitorar áreas ambientais do Maranhão

Peça está exposta na Semana da Sustentabilidade, até o dia 4 de outubro.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h39
 Joao Ubaldo ao lado do drone feito por ele e pelo professor Sofiani Labidi. Foto: Ana Beatriz Santos / Imirante.com.
Joao Ubaldo ao lado do drone feito por ele e pelo professor Sofiani Labidi. Foto: Ana Beatriz Santos / Imirante.com.

SÃO LUÍS - Visando promover ações e ideias em prol da preservação do meio ambiente, ocorre até o dia 4 de outubro a terceira edição da Semana da Sustentabilidade. Promovida pelo Grupo Mirante, a iniciativa é patrocinada Lea Alumar, Sebrae e Cemar e conta com o apoio do Grupo Eco de Gaia.

Durante todo o evento, serão realizadas oficinas, atividades lúdicas para crianças, mini-palestras sobre os temas propostos e exposição de produtos feitos com materiais reciclados.

No local está exposto, também, um drone feito por pesquisadores da UFMA. O equipamento é uma das tecnologias que vem chamando atenção nos últimos tempos, devido a sua capacidade de voar e captar imagens de alta qualidade, sendo guiado por um controle remoto.

Fruto da parceria entre o professor Doutor Sofiane Labidi e o mestre em engenharia elétrica Renato Ubaldo, o equipamento tem a finalidade de captação aérea, tanto de fotos quanto de vídeo, para ajudar na fiscalização em torno do meio ambiente e da preservação de áreas ambientais. “Nós fazemos levantamento aéreos de Áreas de Preservações Ambientais (APAs). Nós vamos atrás de invasões de leitos, de áreas de preservação, poluição de águas e matas fechadas e identificação de área de desmatamento ilegal no Maranhão”, explicou Renato.

Construído com recursos financeiros, o drone demorou cerca de dois anos para ser finalizado. “Foi comprado peça por peça, trazidas de fora do país. Demorou dois anos para ser montado devido à falta de dinheiro, além da demora na entrega das peças e a primeira câmera foi doada por uma empresa que trabalha com distribuição de cimento”, completou Ubaldo.

 Foto: Ana Beatriz Santos / Imirante.com.
Foto: Ana Beatriz Santos / Imirante.com.

Para Sofiane Labidi, o equipamento é indicado, também, para fiscalizações urbanas. “O drone viabiliza processos que são normalmente caros, perigosos, ou inviáveis para o homem. O custo é baixíssimo e o leque de aplicações de um drone é muito grande: controle de transito, monitoramento ambiental, vigilância, agronomia, serviços de inteligência, monitoramento de obras, busca e resgate, tele entrega, apoio tático e etc”, finalizou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.