Cantinho do Céu

População do Cantinho do Céu sofre com a falta de infraestrutura do bairro

Esgoto correndo a céu aberto e falta d''água são apenas alguns dos problemas do bairro.

Imirante.com

- Atualizada em 27/03/2022 às 11h39

SÃO LUÍS – O nome do bairro contrasta com a realidade do local: no Cantinho do Céu, bairro localizado próximo ao Bequimão, a situação não está nada fácil. Esgoto correndo a céu aberto, buracos, falta d’água e de segurança são apenas alguns dos problemas enfrentados pela população.

 Esgoto corre a céu aberto no bairro, causando riscos à população. Foto: Daniel Moraes / Imirante.com
Esgoto corre a céu aberto no bairro, causando riscos à população. Foto: Daniel Moraes / Imirante.com

Em um trecho da rua São Judas Tadeu, por exemplo, a água suja acumulou, formando um pequeno “lago” de esgoto. “E o pior é que nem está tão ruim assim. Quando chove, essa água suja toma conta da rua inteira e invade as casas. Se você perceber, a maioria das casas aqui tem batente alto, que é para tentar evitar que o esgoto invada, mas não tem jeito”, reclamou o morador João de Lima, de 45 anos.

No momento em que a reportagem esteve no local, um morador até que tentou amenizar a situação. É que alguém havia jogado uma cadeira quebrada no meio da via, o que ele achou que estava “enfeando” ainda mais a rua. O morador usou um pedaço de madeira para tentar “pescar” o móvel, mas não obteve sucesso. “Negócio pesado”, afirmou, para completar logo a seguir: “O povo também é mal educado demais”.

 Morador tentando retirar cadeira que, segundo ele, estava
Morador tentando retirar cadeira que, segundo ele, estava "enfeando" ainda mais o bairro. Foto: Daniel Moraes / Imirante.com

Adjacente à rua, existe um canal de esgoto aberto. “Isso aqui é perigoso demais, principalmente à noite. Carros já caíram aí, idosos e crianças também. Não tem sinalização nenhuma”, relata João de Lima.

Sem água nas torneiras

 Poço construído na rua São Judas Tadeu está inutilizado há anos. Foto: Daniel Moraes / Imirante.com
Poço construído na rua São Judas Tadeu está inutilizado há anos. Foto: Daniel Moraes / Imirante.com

Como em vários outros bairros da capital e Região Metropolitana, no Cantinho do Céu a população também sofre com a falta d’água. E a situação se repete: sem água nas torneiras, os moradores são obrigados a comprar água mineral. “No fim do mês pesa, aqui em casa são muitas pessoas, todo dia preciso comprar água”, comenta a aposentada Maria do Carmo.

No bairro até existe um poço artesiano, de responsabilidade da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), que deveria abastecer os moradores. Mas, há anos, ele está inutilizado e coberto de mato. “A água que sai dele é de esgoto também”, comenta João de Lima.

Sem segurança

 De acordo com alguns moradores, esta é uma das rotas de fuga que bandidos utilizam. Foto: Daniel Moraes / Imirante.com
De acordo com alguns moradores, esta é uma das rotas de fuga que bandidos utilizam. Foto: Daniel Moraes / Imirante.com

Outro problema grave enfrentado pela população do Cantinho do Céu é a falta de segurança. A rua São Judas Tadeu, em particular, é utilizada, segundo alguns moradores, como rota de fuga por marginais que praticam assaltos na região e bairros adjacentes. “À noite, isso aqui fica um breu. Bandido corre solto aí. Assalto tem direto, mesmo com polícia passando”, relata o morador.

Por meio de nota, a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) afirma que não tem registro de reclamação da comunidade sobre falta d'água e que a Companhia não tem rede de esgoto no bairro.

Veja a nota na íntegra:

A Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) informa que o abastecimento do Cantinho do Céu é feito pelo Reservatório R-10, que recebe água do Sistema Italuís, em dias alternados. A Companhia informa, também, que não tem registro de reclamações por parte da comunidade.

A Caema solicita que, em caso de desabastecimento, deve-se entrar em contato com a gerência de atendimento Vinhais, por meio do 3246-2352, ou ligar para o Call Center 0800 701 0195 e 3219-5170/5062.

A Companhia informa, ainda, que a Companhia não tem rede de esgoto no Cantinho do Céu.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.