2ª fase

Estudantes da rede estadual de ensino irão fazer a OBMEP neste sábado

A prova começa às 14h30 (horário de Brasília). Os estudantes devem estar no local da prova 1h antes.

Imirante.com, com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h39
(Foto: Reprodução)

SÃO LUÍS - Andrew Passos é estudante do terceiro ano do ensino médio, no Liceu Maranhense. Ele é um dos 12 estudantes da rede estadual de ensino que acabam de receber medalhas de pela edição de 2014 da Olimpíada Brasileira de Matemática (Obmep – 2014). Andrew foi bronze na Obmep 2014, agora está pronto para enfrentar sua 4ª Olimpíada de Matemática e quer brigar por uma medalha de ouro.

Joás da Silveira, de 13 anos, é estudante do nono ano do Colégio Militar Tiradentes, em São Luís. Depois do bronze em 2014, ele e mais 70 colegas da escola estão na segunda fase da Obmep 2015, cheio de expectativa para o momento das provas.

Os pensamentos de Andrew e de Joás são muito parecidos com o de outros 18.166 estudantes, de 763 escolas da rede estadual de ensino que, neste sábado (12), devem participar da segunda etapa da Obmep 2015.

Esta é a maior participação de alunos da rede estadual em todas as edições da Obmep, que tem como objetivos de estimular e promover o estudo da Matemática entre estudantes das escolas públicas; contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica; identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas; incentivar o aperfeiçoamento dos professores e contribuir para a sua valorização profissional.

Nesta 2ª fase, a prova será discursiva de seis a oito questões e aplicada em três níveis: Nível 1 - 6º e 7º ano do Ensino Fundamental; Nível 2 - 8º e 9º ano do Ensino Fundamental e Nível 3 - Ensino Médio.

Locais de provas

No Maranhão, a prova será realizada em 152 Centros de Aplicação, distribuídos nas 19 UREs com três coordenações. Na regional de São Luís, as provas serão realizadas em 18 Centros de Aplicação distribuídos nos municípios da ilha.

Os centros de ensino são: Manoel Beckman – Bequimão, Benedito Leite – Centro, Menino Jesus de Praga – Cidade Operária, Barjonas Lobão – Jardim América, Cidade Operária I – Cidade Operária, Professor Mário Martins Meireles – Mangue Seco, Gonçalves Dias – bairro de Fátima, Liceu Maranhense – Centro, São Cristóvão – São Cristóvão, Margarida Pires Leal – Alemanha, Colégio Universitário – Campus do Bacanga, CINTRA – Anil, e UE Maria Alice Coutinho – no Turu.

Em São José de Ribamar, as provas serão realizadas nas escolas CE Estado da Guanabara, CE São José de Ribamar e Liceu Ribamarense. Já na cidade de Raposa, as provas acontecem no CE Professor Zoé Cerveira.

A prova começa às 14h30 (horário de Brasília). Os estudantes devem estar no local da prova 1h antes, levando documento de identificação e caneta esferográfica de cor preta.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.