Aniversário de 15 anos do Imirante.com

Aniversário do Imirante.com: as capas que marcaram os últimos 15 anos

O portal buscou novas (e melhores) formas de agradar o internauta.

Gustavo Sampaio/Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h40
 Capa do Imirante.com em 2007.
Capa do Imirante.com em 2007.

SÃO LUÍS - Ao longo dos anos, o Imirante.com sempre objetivou trazer a informação a você, internauta, da melhor forma possível. E, em 15 anos, foram vários os formatos de capa que o maior portal de notícias do Estado do Maranhão abordou: uma com painéis rotativos, outra com o Plantão de Notícias em destaque, entre outros.

Hoje, o painel tem uma "cara mais limpa", com as notícias dispostas de forma mais equilibrada e atrativa ao seu público. Para Cíntia Araújo, coordenadora de conteúdo do Portal Imirante.com, a busca pela melhora do layout do site acompanha a proposta do próprio portal: a informação em seu tempo. "O Imirante.com busca sempre proporcionar os melhores conteúdos de notícias, entretenimento e esporte, levando aos internautas os fatos com agilidade e precisão necessários para o jornalismo - e as mudanças na página reforçam esse compromisso. Nosso objetivo é aumentar a legibilidade de textos, fotos e vídeos aperfeiçoando a organização dos elementos que fazem parte da página. Dessa forma, torna o site mais limpo e objetivo", comentou.

 Capa do Imirante.com em 2009.
Capa do Imirante.com em 2009.

Para o consultor empresarial da Ecoe Estrategia & Inovação e mestrando em Design Digital pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP), João Silva, a matéria-prima da internet é o conteúdo - e, desta forma, o conteúdo deve ser o caminho mais óbvio para gerar engajamento com o usuário, Neste caso, "a razão de ser da web". Segundo ele, o usuário muda e precisa constantemente de formas mais adequadas ao momento da vida que está passando, para consumir esse conteúdo.

 Capa do Imirante.com em 2010.
Capa do Imirante.com em 2010.

"Por isso que assim como o conteúdo, o layout, também, deve ser constantemente adaptado a esse usuário. Navegabilidade, interação e alinhamento conceitual geram um engajamento contínuo com conteúdo, navegação e a instituição por trás de uma marca", disse João Silva em entrevista ao Imirante.com.

Interação nas redes

 Capa do Imirante.com em 2013.
Capa do Imirante.com em 2013.

De acordo com Larissa Régia, coordenadora de Social Media da Maximize e formada em Relações Públicas, a atualização do layout é um fator decisivo atualmente para as capas de sites de notícia, em tempos de uso intenso das redes sociais. Para ela, o acesso nas home pages se tornou um ponto valiosíssimo. "Primeiro porque as pessoas têm a tendência de se conformar com títulos e subtítulos das notícias que vão para redes sociais como Facebook e Twitter. Então, muita gente é atingida pela notícia do portal - mas não necessariamente acessa o site. Assim, quem acessa precisa ser atingido com um bom conteúdo e boa estruturação das notícias", disse.

Dados da pesquisa sobre os hábitos de consumo de mídia pela população brasileira, realizada pela Secom da Presidência da República e publicada em 2015, mostraram que o Maranhão é o terceiro Estado da região Nordeste com maior adesão à leitura de jornais na versão digital - ficando atrás do Piauí (1º) e do Ceará (2º).

 Capa do Imirante.com em 2015.
Capa do Imirante.com em 2015.

Outro ponto abordado por Larissa Régia é a importância de fazer uma boa estruturação na divulgação de notícias com títulos específicos para redes sociais, na produção de notícias com hiperlinks vinculados, notícias relacionadas ao final da leitura ou intercaladas no decorrer do texto. Segundo ela, tudo isto é para favorecer a percepção positiva do leitor no site. "A estrutura gráfica agradável e identitária são essenciais em sites de notícias", acrescentou.

"O terceiro ponto é o acesso direto ao site. Quando isto acontece, o leitor já tem uma intenção de busca no ambiente. Por isso, essa intenção precisa ser bem acompanhada visualmente, com editoriais definidas. Surge, então, a estratégia das cores para as editorias e o posicionamento delas nos sites de notícia que acabam denotando o foco editorial. Alguns portais utilizam a estruturação personalizada, baseada em preferências dos usuários. Tudo isso para alcançar o leitor e guiá-lo da forma mais eficiente em seu acesso", finalizou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.