Poluição

Esgoto escorre direto para o mar na Litorânea, em São Luís

O esgoto está exalando forte odor na área, que é considerada um dos cartões postais de São Luís.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h40
 Mancha escura chamou atenção na orla de São Luís nesta terça-feira (11). Foto: Neto Cordeiro / Imirante.com.
Mancha escura chamou atenção na orla de São Luís nesta terça-feira (11). Foto: Neto Cordeiro / Imirante.com.

SÃO LUÍS - Na manhã desta terça-feira (10), o Imirante.com flagrou uma grande mancha de esgoto escorrendo direto para o mar, nas proximidades do parquinho da Litorânea, na orla de São Luís (ASSISTA AO VÍDEO NO FIM DA MATÉRIA). A cena chama a atenção de quem passa pela região. O esgoto está exalando forte odor na área, que é considerada um dos cartões postais de São Luís.

A dona de casa Márcia Santiago esteve com os dois filhos, de três e de seis anos, próximo ao trecho em que o esgoto escorre. Ela disse que sabe dos riscos, mas vai torcer para que tudo fique bem. "Eles estão se divertindo e a gente vem para cá só de vez em quando", comentou.

Ali perto, pescadores atiravam redes sem nenhuma preocupação.

Ao Imirante.com, a demartologista Daniella Spinato falou sobre a situação e sobre os riscos de nadar em áreas impróprias para banho. "Os grandes problemas são os coliformes fecais, por conta da falta de tratamento do esgoto. O principal problema são as doenças bacterianas causadas por esse esgoto, que nem era para estar nesse local e que podem causar problemas de pele, diarréia, vômito. O cuidado precisa ser redobrado, essencialmente, com crianças e idosos", explicou.

Viu algum fato curioso? Basta acessar VC no Imirante, fazer seu cadastro e mandar seu vídeo ou foto. O cadastro é rápido e fácil de fazer, além de ser completamente gratuito.

Despejo de óleo

Em março deste ano, um internauta enviou ao WhatsApp do Imirante.com (98 992092383) um vídeo mostrando o despejo de uma grande quantidade de óleo, diretamente, na Praia da Ponta d’Areia. Segundo informações da Companhia de Saneamento Ambiental do maranhão (Caema), um posto de gasolina da região depositou, irregularmente, poluentes na rede de drenagem de água pluvial das mediações, que deságua na praia.

Em nota, a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) informou que foi constatada uma pane no equipamento da elevatória de esgoto no bairro Cohajap, ocasionando extravasamento de esgoto para um afluente do Rio Calhau.

Veja nota na íntegra

A Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) informa que técnicos dos setores de manutenção da rede de esgoto e de meio ambiente estiveram no local para verificar o problema. Foi constatada uma pane no equipamento da elevatória de esgoto no Cohajap ocasionando extravasamento de esgoto para um afluente do Rio Calhau. A Caema informa que o problema já foi corrigido e o bombeamento da elevatória já foi normalizado.

A Caema informa que o local citado da ocorrência é onde desemboca o Rio Calhau que vai receber obras de recuperação total, com a retirada de todos os pontos de lançamento de esgoto.

Esgoto escorre direto para o mar na Litorânea, em São Luís

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.