Buracos na Forquilha

“E o prejuízo quem vai pagar?”, questiona moradora

Buracos tomam de conta da rua Projetada II, na Forquilha.

Neto Cordeiro/Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h40
 Foto: Neto Cordeiro/Imirante.com.
Foto: Neto Cordeiro/Imirante.com.

SÃO LUÍS – “A gente botou carrada de entulho aqui, mas já foi embora. Essa semana mesmo a gente gastou R$ 200 reais”. Dona Bernarda Machado relata um problema que você, certamente, já conhece: buracos.

A situação está bastante complicada na rua Projetada II, no bairro da Forquilha. Ela fica entre as estradas de Ribamar e da Maioba. A via serve como atalho para muitos motoristas, que obviamente, fogem do trânsito caótico das principais avenidas da Região Metropolitana de São Luís.

“Aqui eles cortam. Aqui vai para o Cohatrac, Maioba, Cohab. A gente acorda 7h com zoada de buzina”, explica a dona de casa. Foi bem em frente a sua residência que o problemão se formou. O motorista, que vem da Estrada de Ribamar, tenta desviar da buraqueira passando pela calçada do posto de combustível, que fica do outro lado. Dona Bernarda conta que já até procurou o dono do posto para tentarem resolver a situação. “A gente quis que ele fizesse um meio-fio, mas não aceitou. Nem o dono do posto ajuda”, afirma.

 Foto: Neto Cordeiro/Imirante.com.
Foto: Neto Cordeiro/Imirante.com.

“Minha calçada foi feita alta porque, se fosse baixa, eles já estavam passando por cima. Uma hora eles quebram a calçada. E o prejuízo quem vai pagar?”, questiona a dona de casa que mora neste endereço há quatro anos. O asfalto, que chegou depois dela, já está dizendo adeus. “Depois que a gente conseguiu o asfalto para a rua acontece isso. E a tendência é o buraco aumentar”, completa.

E não é só isso. Um esgoto que escorre pela rua, causando mau cheiro, transforma os buracos em poças de água suja. “Já fui na Caema e não vieram resolver o problema. A gente não sabe mais o que fazer. Já falei com meu marido para a gente comprar os canos e mandar cavar uma rede de esgoto, ele disse: 'eu não sou prefeito. Quem tem que resolver isso é a prefeitura'", acrescenta.

 Foto: Neto Cordeiro/Imirante.com.
Foto: Neto Cordeiro/Imirante.com.

Fomos ao outro extremo da rua Projetada II, e o que constatamos? Mais buracos. Pelo visto, não vale muito a pena o motorista cortar caminho por um trecho como este. Abaixo, o vídeo mostra os dois pontos da rua.

Procurada, a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) informou que o bairro da Forquilha está incluído na programação de serviços de requalificação asfáltica de vias. As obras, porém, devem obedecer a um cronograma. Já a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), ainda, não se manifestou.

 Foto: Neto Cordeiro/Imirante.com.
Foto: Neto Cordeiro/Imirante.com.
 Foto: Neto Cordeiro/Imirante.com.
Foto: Neto Cordeiro/Imirante.com.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.