Retrospectiva 2015

Julho: mês em que "imagem" de São Luís percorreu o mundo

Festa em Imperatriz, crimes em São Luís: o controverso mês de julho.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h37

SÃO LUÍS – Uma imagem feita pelo nos primeiros dias de julho marcaria o ano - e andaria por todo o mundo. O registro feito pelo repórter fotográfico Biné Morais, da equipe de O Estado, sobre a morte de Cleidenilson Pereira Silva, evidenciava o clima de insegurança que a capital maranhense vivia.

A foto mostrava a imagem de Cleidenilson Pereira amarrado em um poste após ter sido vítima de linchamento por populares no dia 6 de julho. Cleidenison teria tentado assaltar um bar, quando foi agarrado por populares, amarrado nu em um poste e espancado até a morte. O caso proporcionou muitos debates sobre violência e justiça.

Foto: Biné Morais/O Estado.
Foto: Biné Morais/O Estado.

E os casos de violência não cessaram. Foram vários crimes registrados na Região Metropolitana de São Luís, como na estrada de Santana, no Turu, na Cohab, no Bequimão, no Anil, entre outros. As cenas de barbarie, similares ao caso de Cleidenilson Pereira, foram registradas em outros episódios - "É assim que nós vamos fazer a partir de agora", disse um popular em tentativa de linchamento.

Assassinatos, graves acidentes de trânsito, trágicas ações policiais e crianças vítimas de casos de violência e tráfico de drogas foram outros momentos de destaque do violento mês de julho. A população reagiu, em vários momentos, à violência na cidade, com protestos e manifestações.

Na mesma época, foi divulgado que foram registrados dez casos da síndrome de Guillain-Barré no Maranhão, de acordo com a Secretaria do Estado da Saúde (SES), desde o início do ano. A síndrome é uma doença auto-imune, ou seja, o sistema imunológico ataca e destrói tecidos saudáveis do corpo por engano, afetando neurônios que saem da medula espinhal e causam a perda de bainha de mielina, além de reação inflamatória devido ao ataque das células de defesa do organismo.

Foto: Douglas Júnior/O Estado
Foto: Douglas Júnior/O Estado

Foi em julho que pudemos acompanhar a história dos trigêmeos que travavam uma grande batalha - eles perderam a mãe – que, aos 45 anos, morreu vítima de um aneurisma – e estavam morando na casa de parentes, que não tinham condições financeiras de sustentá-los. Para resolver esta situação, foi criada uma campanha na internet - por familiares e enfermeiros - para ajudar as crianças e, em poucos dias, pessoas de todo o Maranhão e vários outros Estados do país se manifestaram para contribuir.

Neste mesmo mês, o estudante maranhense Thiago Pinheiro ganhou medalha de ouro na 10º Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). O garoto foi premiado em solenidade ocorrida no Teatro Municipal do Rio de Janeiro. No fim do mês, relembramos, em matéria especial do Jornal O Estado, a história da "Louca do Rio Anil", cinco anos depois após a viralização na web. Mariana Vieira, que ficou conhecida após foto inusitada em inauguração de um shopping da capital, está no seu segundo filme e, ainda, é reconhecida na rua.

Imperatriz

Julho foi mês de festa em Imperatriz. Em 16 de julho de 1852, três anos depois da partida da expedição que saiu do porto de Belém, nascia a Colônia de Santa Tereza do Tocantins. Naquela época, a região onde hoje se encontra Imperatriz era território do Estado do Pará.

Nesse mês, a equipe do Imirante.com de Imperatriz fez um material bastante especial - desde o contexto histórico de criação da cidade ao distribuição da população pelo município. E a festa de aniversário foi comemorada em grande estilo. Ou melhor, em grandes mordidas - o tradicional corte do bolo, que abriu a programação do aniversário dos 163 anos, bateu recorde e, em menos de 10 segundos, foi devorado pelo público.

Foto: Divulgação.
Foto: Divulgação.

Mesmo como aniversariante do mês, os dias de julho não foram só de alegria para Imperatriz. O primeiro mês do segundo semestre registrou a morte do policial militar Walderly da Silva, de 33 anos, enquanto se dirigia para o trabalho. No mesmo mês, a adolescente Camila de Araújo, de 14 anos, que foi atingida a tiros juntamente com o irmão Oziel Alves Araujo, de 15 anos, não resistiu aos ferimentos e morreu.

Casos de agressão - como tentativa de linchamento e violência contra a mulher - , por exemplo, figuraram neste período. No mesmo mês em que o gerente do Banco da Amazônia (Basa) foi obrigado a pagar o resgate de R$ 160 mil para os assaltantes que fizeram os dois filhos dele de reféns - no crime denominado “Sapatinho" -, a cidade revelava, por meio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que nos primeiros seis meses de 2015, foram 1.051 acidentes de trânsito, sendo 11 óbitos.

Enquanto isso, em terras tupiniquins...

No Brasil, novas leis, casos de racismo e grandes debates da política eram destaques no Imirante.com - e por todo o território nacional. Na educação, novas regras para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) foram publicadas no Diário Oficial da União.

No mesmo mês, o plenário do Senado aprovava o projeto de lei que estende para todos os servidores públicos os efeitos da chamada "PEC da Bengala", a emenda constitucional que determinou a aposentadoria compulsória de ministros de tribunais superiores aos 75 anos. Apesar disso, no fim do mês a presidenta Dilma Rousseff vetou, no fim do mês, a extensão da política de reajuste do salário mínimo a todos os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A correção do mínimo é calculada pela variação do Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos anteriores mais a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

Foto: Reprodução/Internet.
Foto: Reprodução/Internet.

Também em julho, a Câmara dos Deputados, sob o comando do presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), derrubou, em menos de 24 horas, a rejeição à redução da maioridade penal e aprovou, em primeiro turno, por 323 a 155 votos e duas abstenções, uma emenda substitutiva, praticamente idêntica a derrubada, e que reduz a maioridade penal de 18 para 16 anos para crimes hediondos, homicídio doloso e lesão corporal seguida de morte. Falando em Eduardo Cunha, ele anunciou rompimento com o governo e disse que, como político, vai tentar no congresso do partido, em setembro, convencer a legenda a seguir o mesmo caminho. A novela envolvendo o político só começava...

Na saúde, as regras para a realização de cesáreas ficaram mais restritas no Brasil - os planos de saúde só terão que pagar pelos procedimentos se houver uma justificativa médica para a realização da cirurgia. No trânsito, foi determinado que o carro particular em corredor de transporte coletivo vira infração gravíssima.

Julho, também, foi um mês de polêmica, com o caso Maju: a Polícia Civil de São Paulo identificou um dos suspeitos de ter postado comentários ofensivos contra a apresentadora da Rede Globo, Maria Júlia Coutinho. As mensagens racistas foram enviadas após a emissora publicar no Facebook uma foto de Maria Júlia, responsável por apresentar a previsão do tempo no Jornal Nacional.

E ao redor do mundo...

Neste mês, o japonês Sakari Momoi, que ostentava desde agosto o título de homem mais velho do mundo, faleceu aos 112 anos. Do outro lado do mundo, o traficante mais perigoso do México, o líder do cartel de Sinaloa, Joaquín “El Chapo” Guzmán, escapou pela segunda vez da prisão.

Foi nesse mês que o espaço sideral nos chamava a atenção mais uma vez - o fenômeno conhecido como “lua azul” ocorreu, com a lua prateada. No mesmo mês, a sonda espacial New Horizons finalmente chegou ao ponto mais próximo de Plutão. Em outra missão, a Kepler, da Nasa, aconteceu a descoberta de um planeta de dimensão próxima à da Terra e que orbita uma estrela parecida com o Sol.

Foto: Reprodução.
Foto: Reprodução.

Também, em junho, cientistas fizeram uma descoberta importante: um estudo realizado na Universidade de Oxford conseguiu descobrir as primeiras duas marcas genéticas ligadas à depressão severa. A descoberta deve auxiliar no desenvolvimento de novos medicamentos e pode ajudar no diagnóstico futuro da doença.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.