Depredada

Reserva do Itapiracó sofre com vandalismo

No local, fiações e lâmpadas foram roubadas. Vândalos também picharam placas de sinalização.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h41
 Luminária com o vidro quebrado e lâmpada faltando. Segundo internauta, as lâmpadas foram roubadas. Foto: Lia Cabral / Via WhatsApp (99209 2383)
Luminária com o vidro quebrado e lâmpada faltando. Segundo internauta, as lâmpadas foram roubadas. Foto: Lia Cabral / Via WhatsApp (99209 2383)

SÃO LUÍS – Inaugurada há menos de um ano, a área urbanizada da Reserva do Itapiracó, que é bastante utilizada por praticantes de exercícios físicos, já sofre com o vandalismo de algumas pessoas. A internauta Lia Cabral, que costuma fazer caminhadas no local com a família, registrou o problema. Ela reclama que lâmpadas e fiações elétricas foram roubadas. Nas imagens enviadas pela leitora também é possível ver placas pichadas.

 Internauta afirma que fiações foram roubadas. Foto: Lia Cabral / Via WhatsApp (99209 2383)
Internauta afirma que fiações foram roubadas. Foto: Lia Cabral / Via WhatsApp (99209 2383)

Segundo a internauta, a iluminação na Reserva está prejudicada, o que aumenta a insegurança. “Quem passeia, ou faz caminhada por lá, só tem iluminação de um lado do calçadão, porque o outro não tem mais energia”, afirmou Cabral. Para ela, a depredação da Reserva é um desrespeito com o patrimônio público. “Uma obra recente, entregue pelo governo para o lazer da população, sendo totalmente destruída por vândalos, ladrões de lâmpadas e fiações internas, isso é um desrespeito”, completou.

 Placas da Reserva foram pichadas. Foto: Lia Cabral / Via WhatsApp (99209 2383)
Placas da Reserva foram pichadas. Foto: Lia Cabral / Via WhatsApp (99209 2383)

Em abril, o Imirante já havia destacado os problemas na Reserva do Itapiracó. Na ocasião, também foi noticiado o problema com vandalismos e falta de iluminação.

Por meio de nota, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) informou que serviços de manutenção foram realizados no início do mês de julho. Sobre a segurança do local, a Sema afirmou que ela é realizada pelo Batalhão de Policiamento Ambiental durante 24 horas, com duas viaturas e duas motocicletas.

Veja a nota na íntegra

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) informa que, como uma Área de Preservação Ambiental (APA), o Parque Itapiracó é monitorado pelo órgão de preservação ambiental a qual pertence, com o objetivo de manter íntegra as suas características e finalidades, como forma de conservá-la e mantê-la sustentável para as próximas gerações. Serviços de manutenção foram realizados, pela atual gestão, no início de mês de julho, com o objetivo de garantir um espaço mais agradável para os frequentadores.

Em relação à segurança do local, ela é realizada pelo Batalhão de Policiamento Ambiental durante 24 horas, com duas viaturas e duas motocicletas, com inicio às 5h da manhã.

VC no Imirante

Presenciou o fato? Envie sua foto ou vídeo para o VC no Imirante, o espaço do internauta no "portal do Maranhão". Para participar, basta acessar a página do VC no Imirante, clicar no botão "Envie agora" e acessar o sistema de envio.

Se você ainda não é cadastrado, basta se cadastrar, clicando aqui. O cadastro é rápido e fácil de fazer, além de ser completamente gratuito. Você também pode enviar fotos e vídeos para o WhatsApp da redação do Imirante: 99209 2383.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.