Fiscalização

Inmeq-MA interdita bombas de combustível em São Luís

As bombas são de postos de combustível no bairro do São Raimundo e no Turu.

Divulgação/Inmeq-MA

Atualizada em 27/03/2022 às 11h41
(Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - No segundo dia de operação conjunta com diversos órgãos de fiscalização, o Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial do Maranhão (Inmeq-MA), órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) no Maranhão, interditou, nesta quarta-feira (22), duas bombas de combustível em postos de São Luís.

A ação do Inmeq-MA integra a força-tarefa organizada pelo Ministério Público que envolve diversos órgãos de fiscalização de estabelecimentos de envase, distribuição e revendas de gás GLP e de combustíveis, iniciada na segunda-feira (21), em São Luís. Além do Inmeq-MA, fazem parte da força-tarefa a Agência Nacional de Petróleo (ANP), Corpo de Bombeiros do Maranhão (CBM-MA), Delegacia do Consumidor e outros.

As bombas interditadas pelo Inmeq-MA são de postos de combustível localizados nos bairros São Raimundo, próximo ao Parque Independência, e na avenida São Luís Rei de França, Turu. Somente no posto da avenida São Luís Rei de França, a bomba interditada apresentou oito irregularidades, entre as quais, dígitos danificados e vazamento interno de óleo.

“Com os dígitos queimados, o consumidor não consegue nem identificar o valor que irá pagar pelo combustível. Fiação elétrica exposta e vazamento interno de óleo também são irregularidades e podem vir até a causar um acidente. Então, esta bomba está interditada e o posto será autuado”, disse o diretor-técnico do Inmeq-MA, Zois Gantzias.

No mesmo posto, equipes do Corpo de Bombeiros constataram problema em um hidrante, ao verificar as condições de segurança contra incêndio no local. “Fizemos um teste no hidrante e não conseguimos abrir uma das duas válvulas, o que significa que está emperrada”, explicou o tenente Laércio de Sousa. Por esta razão, o posto também foi notificado pela corporação.

Já a ANP realizou teste de campo na gasolina para identificar se o percentual de álcool anidro estava de acordo com o que determina o órgão, o percentual de 27%. Amostras das gasolinas tipo comum e aditivada e de óleo diesel também foram coletadas para análises em laboratório.

No primeiro dia da operação, terça-feira (21), cinco equipes fiscalizaram envasadoras e revendedoras de gás, o que resultou na interdição de lotes de botijões que apresentaram peso abaixo do permitido, 13kg. Várias revendas de gás também foram interditadas.

Na manhã desta quarta-feira, seis equipes foram a campo para fiscalizar postos de combustível, cada um dentro de sua atribuição. “Estamos realizando esta força-tarefa com vários órgãos atuando juntos em benefício do consumidor”, afirmou a promotora de Justiça de Defesa do Consumidor, Lítia Cavalcante, durante reunião com as equipes, na sede do Corpo de Bombeiros, no Itaqui-Bacanga.

Em caso de suspeitas de irregularidades, os consumidores podem entrar em contato com a Ouvidoria do Inmeq-MA, pelo telefone 0800 071 5281.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.