Dicas de Saúde

Descubra quais são as profissões que provocam desgaste da coluna

A dor nas costas é ainda considerada a mais prejudicial à atividade profissional para 42% dos entrevistados.

Divulgação/ Assessoria

- Atualizada em 27/03/2022 às 11h41

Passar pelo menos oito horas do dia no trabalho sentado ou em pé pode causar dores na coluna, independente se você é secretária, motorista, motoboy, professor ou dentista.

A pesquisa "Dor no Brasil", realizada pela Pfizer, afirma que 23% dos brasileiros sofrem com dores lombares. A dor nas costas é ainda considerada a mais prejudicial à atividade profissional para 42% dos entrevistados.

O problema que mais atinge os trabalhadores é a lombalgia por conta do peso em excesso que carregam e acaba prejudicando a coluna. “Sedentarismo, predisposição genética, má postura, excesso de peso são fatores de risco para a lombalgia”, afirma o Mauricio Mandel (CRM 116095), neurocirurgião formado pela USP e membro da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN).

A coluna é responsável pela sustentação e movimentação do corpo, além disso, é composta de 33 vértebras. É na coluna que passa a medula espinhal – estrutura que liga o cérebro ao restante do corpo.

“A coluna dá o aporte necessário as demais estruturas do corpo, por isso, é importante manter uma postura adequada no dia a dia como também no ambiente de trabalho. Além disso, na maioria das vezes a dor na coluna é causada por vícios posturais que podem ser corrigidos”, explica o neurocirurgião.

A dor na coluna pode ser passageira como também pode ser intensa e repetitivas, nesse caso merece atenção de um especialista.

Para facilitar o diagnóstico e as causas da dor na coluna, o neurocirurgião Mauricio Mandel dividiu em três segmentos:.

Lombar: localizada acima do quadril;

Dorsal: parte central das costas;

Cervical: fica entre a cabeça e o tronco.

Profissões mais afetadas

Simples movimentos do dia a dia como agachar, levantar, sentar, carregar bolsas, entrar ou sair do carro, dependendo do movimento pode agravar a coluna.

Conheça quais são as profissões que correm risco de ter problemas na coluna no futuro:

Secretária/Recepcionista/Advogadas/Jornalista

Além de passar horas sentada em uma mesma posição, as mulheres que trabalham o dia todo sentada aumentam a carga da coluna justamente por não manter a postura adequada. Sem contar que o salto alto, muito comum nessas profissões, altera a curvatura da coluna. “Com o tempo, essas mulheres vão se queixar de dores na coluna, principalmente aquelas que necessitam fazer o uso do alto. Nesse caso, é recomendado adotar uma postura adequada e se a dor persistir consulte um médico”, aconselha o Dr.Mauricio

Dentista/Atletas/Operadores de Máquinas

Esses profissionais executam a maior parte de suas tarefas com o tronco cervical para frente o que sobrecarrega os discos vertebrais. “Eles podem sofrer com uma hérnia de disco cervical, apresentando dor nos ombros, braços e pescoço”, ressalta o neurocirurgião.

Além disso, pode ocorrer uma sensibilidade ou fraqueza nos braços, impedindo que a pessoa continue trabalhando. Por isso, ao notar os sintomas, procure um médico. “A boa notícia é que somente 10% dos casos de hérnia de disco necessita de tratamento cirúrgico. O tratamento convencional pode apresentar bons resultados”, comenta o especialista.

Motoristas de ônibus e caminhão/taxista

Os motoristas são os que mais sofrem com a dor ciática. “A postura que o profissional mantém dentro do carro acaba pressionando o nervo ciático, e por isso, ele começa sentir uma dor que dá início na região lombar, passa pelas nádegas e vai em direção até o pé”, esclarece Mandel.

A dor ciática pode ser evitada após alguns períodos de descanso.Não sofra com a dor nas costas, mantenha hábitos saudáveis no trabalho, fique atento a postura e pratique atividade física para melhorar a mobilidade e fortalecer a coluna.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.