Planejamento

Católicos do Maranhão se reúnem para discutir comunicação na igreja

Dez dioceses estavam presentes no Encontro do Regional Nordeste V.

Imirante.com, com informações da Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h41
(Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - O protagonismo dos leigos na comunicação da igreja, as mídias digitais, a educação para a comunicação e os caminhos da Pastoral da Comunicação (Pascom). Essas temáticas, que são abordadas no Diretório de Comunicação, documento lançado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em 2014, direcionaram as atividades do Encontro do Regional Nordeste V, realizado entre os dias 26 e 28 de junho, na casa de retiros Oásis, em São Luís.

Estavam reunidos agentes da Pastoral da Comunicação de dez dioceses do Maranhão, das 12 existentes no Estado. Eles relataram as experiências que têm vivenciado na missão de comunicar a fé cristã em suas regiões. Esse momento serviu para que cada um pudesse conhecer a realidade dos outros e para que se pudesse traçar um diagnóstico da ação da Pascom no regional.

Educomunicação

Um dos capítulos do Diretório de Comunicação dá especial atenção à necessidade de que haver uma educação para a comunicação. É dessa tarefa que se ocupa a Educomunicação, um novo campo do conhecimento, que está se organizando para o estudo de práticas educativas pelos meios comunicacionais.

Os assessores da CNBB fizeram uma exposição sobre os quatro eixos que devem direcionar o trabalho da Pascom, de acordo com o Diretório: formação, articulação, produção e espiritualidade. Com essas informações nas mãos, foram montados quatro grupos de trabalhos com os agentes das dioceses, para revisão do planejamento elaborado em 2012 e proposição de novas atividades que fortaleçam o trabalho da Pastoral da Comunicação no regional.

O planejamento será finalizado em novembro, durante reunião que acontecerá no município de Santa Inês, com presença dos coordenadores da Pascom das dioceses do Maranhão. Dom José Belisário, que celebrou a missa de encerramento, anunciou a continuidade de Eanes Silva na coordenação do regional Nordeste V por mais um ano. Por sugestão da plenária, em junho de 2016, será feita a indicação da nova coordenação.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.