Geral

Receita Federal realiza Operação Telhado de Vidro em São Luís

Operação tem o intuito de mapear e identificar propriedades de alto padrão na Região Metropolitana de São Luís.
Imirante.com, com informações da assessoria11/06/2015 às 18h12

SÃO LUÍS - Com o intuito de mapear e identificar propriedades de alto padrão na Região Metropolitana de São Luís, a Delegacia da Receita Federal realizará, nos dias 16 e 17 de junho, a Operação Telhado de Vidro. A ação contará com o apoio de um helicóptero, equipado com uma câmera de captação de imagens diurnas e noturnas, da Divisão de Operações Aéreas do órgão, com sede em Curitiba.

Durante os dois dias, a aeronave fará sobrevoos sobre algumas regiões dos municípios de São Luís, São José de Ribamar e Raposa, coletando imagens em alta resolução de prédios e residências para estimativa da área construída e valores devidos. Os dados coletados serão cruzados com informações dos cadastros das prefeituras e dos Conselhos Regionais de Engenharia e Arquitetura.

O foco da ação da Receita Federal são as contribuições previdenciárias, que são recolhidas para a União, de construções em andamento ou já concluídas dentro dos últimos cinco anos. Além das obras novas, a contribuição social incide também sobre outras benfeitorias, como demolição, reforma ou ampliação. A partir disso, espera-se um incremento de, no mínimo, 25% na arrecadação espontânea.

Com a Operação Telhado de Vidro, a Receita Federal alerta para a importância da regularização, pois a permanência na irregularidade pode levar a um procedimento de fiscalização, que cobrará o montante principal, mais juros e multa de ofício, que varia de 75% a 225%, com possibilidade de representação fiscal para fins penais.

Para efetivar a regularização espontânea das contribuições, o cidadão deve acessar o site da Receita na internet, agendar um dia e horário no Centro de Atendimento ao Contribuinte, e na data marcada, levar os documentos referentes à obra. A documentação é específica para cada tipo de construção. Mais informações podem ser obtidas através da página da instituição ().

A Operação Telhado de Vidro, que ocorre pela primeira vez em São Luís, é uma ação fiscal que faz parte da diretriz nacional da Receita Federal do Brasil, sendo realizada desde o ano de 2009, e já alcançou 11 Estados da federação, em mais de 20 ações de fiscalização. Em 2015 essa atividade será intensificada.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva no nosso canal no Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do WhatsApp pelo telefone (98) 99209-2383.

© 2019 - Todos os direitos reservados.