Jardim de infância na Cidade Operária

Estado e prefeitura ainda estão discutindo situação de jardim de infância na Cidade Operária

Enquanto isso, a escola Chico Bento serve de abrigo para usuários de drogas e depósito de lixo.

Liliane Cutrim/Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h42

SÃO LUÍS – Há mais de nove anos abandonado, o prédio do Jardim de Infância Chico Bento, anexo do Centro de Ensino Fundamental e Médio José Justino Pereira, na Cidade Operária, serve de abrigo para usuários de drogas e criminosos.

Para os comerciantes da região, a situação causa muita insegurança, já que eles precisam conviver com a presença de marginais.“É um absurdo ver essa escolinha nessas condições, é tanto bandido aí dentro que dá medo. Várias vezes a imprensa denunciou esse abandono e ninguém nunca fez nada. E pensar que tem um monte de crianças sem escola pra estudar,dá uma tristeza na gente”, desabafa uma feirante que prefere não identificar-se.

Além da insegurança, o local oferece riscos à saúde, pois está servindo de depósito de lixo. Muitos feirantes jogam dejetos no terreno, e a água da chuva se acumula em recipientes, podendo proliferar doenças.

No dia 7 de maio deste ano, o Imirante.com mostrou o estado de abandono do jardim de infância. Na época, o portal pediu um posicionamento da Prefeitura de São Luís e do governo do Estado do Maranhão sobre o caso, já que informações extraoficiais davam conta de que o prédio, que é do Estado, havia sido cedido para a prefeitura. Mas, não houve resposta da administração municipal e nem da estadual sobre essa situação.

Relembre: Escola está há nove anos em estado de abandono

Nessa sexta-feira (5), o Imirante.com voltou a procurar a prefeitura e o Estado, ambos negaram que o governo estadual tenha cedido o Jardim de Infância Chico Bento para a prefeitura.

Por meio de nota, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) afirmou que “não identificou nenhum documento de doação ou termo de cessão do prédio à rede municipal”. A Secretaria disse, ainda, que está analisando os prédios ociosos e abandonados para que conclua o processo de municipalização do ensino fundamental. No entanto, a Seduc não deu uma resposta concreta sobre a situação da escola Chico Bento e nem uma previsão de análise e reforma do local.

Veja a nota da Seduc na íntegra

Com relação ao prédio do Jardim de Infância Chico Bento, anexo do Centro de Ensino José Justino Pereira, na Cidade Operária, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) informa que não identificou nenhum documento de doação ou termo de cessão do prédio à rede municipal. Esclarece ainda que tem como meta a conclusão do processo municipalização do ensino fundamental, que contempla, também, o levantamento e análise de prédios ociosos e abandonados para reorganização da rede física, seja no ensino fundamental e/ou na educação infantil.

Já a Prefeitura de São Luís, também por meio de nota, afirma que a Secretaria Municipal de Educação (Semed) “tem dialogado com o governo do Estado para desenvolver iniciativas conjuntas com o objetivo de ampliar a oferta de vagas para estudantes na capital maranhense”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.