Descaso

Prédio abandonado oferece riscos à segurança na Alemanha

No local, o <b>Imirante.com</b> flagrou documentos e cartões do SUS pelo chão.

Neto Cordeiro/Imirante.com

- Atualizada em 27/03/2022 às 11h42
 Foto: Neto Cordeiro/Imirante.com.
Foto: Neto Cordeiro/Imirante.com.

SÃO LUÍS – A situação de total abandono em que se encontra o antigo Prédio da Vigilância Sanitária de São Luís, na avenida dos Franceses, no bairro da Alemanha, revolta os moradores da região. “Foi usado pela Prefeitura de São Luís e está desativado há muito tempo. Tem muito material dentro dele”, relata o líder comunitário Dênis Nascimento, de 35 anos.

No prédio, com as instalações comprometidas, se acumulam seringas; cópias de documentos, como carteira de trabalho e certidão de nascimento; e até cartões do Sistema Único de Saúde (SUS), nunca entregues.

 Foto: Neto Cordeiro/Imirante.com.
Foto: Neto Cordeiro/Imirante.com.
 Foto: Neto Cordeiro/Imirante.com.
Foto: Neto Cordeiro/Imirante.com.

A recepcionista Rosiane Martins, de 28 anos, moradora do bairro São Francisco, solicitou o cartão do SUS há cinco anos, mas até hoje, nunca o recebeu. “Procurei saber o porquê, e disseram que eu tinha que esperar chegar”, conta.

Na manhã desta sexta-feira (5), a reportagem do Imirante.com esteve no local e encontrou alguns trabalhadores recolhendo parte dos arquivos. O material que se degrada no prédio, somado ao matagal e a água que jorra no chão, oferecem riscos à saúde e segurança, principalmente, de que passa boa parte de seu tempo ali perto. Uma escola da rede pública estadual, por exemplo, funciona ao lado.

 Foto: Neto Cordeiro/Imirante.com.
Foto: Neto Cordeiro/Imirante.com.

“É um perigo. Os ladrões assaltam os ônibus e entram para esse espaço abandonado. Às vezes, perseguidos pela polícia. E pode haver tiros e atingir um aluno que está sentado assistindo uma aula”, ressalta Dênis.

 Foto: Neto Cordeiro/Imirante.com.
Foto: Neto Cordeiro/Imirante.com.

No lugar do prédio em ruínas, o estudante Edilson Carlos sugere que no espaço fosse construído um posto de saúde, o que desafogaria outras unidades. “Queremos um posto de saúde. Um prédio desse abandonado poderia ser aproveitado por nossa comunidade e outras vizinhas”, propõe o estudante.

Já Dênis acrescenta que os moradores da localidade precisam se deslocar para outros bairros quando precisam se dirigir a um posto de saúde. “Nossa comunidade é carente de saúde. Temos de ir para longe para ter um atendimento, sendo que tem um prédio desse enorme aqui”, reclama.

Em setembro do ano passado, o Imirante.com mostrou a situação do prédio, que já estava sendo desativado. Na época, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) informou que “estavam sendo elaborados projetos para reaproveitamento do lugar”. A secretaria foi procurada, também, desta vez, e a reportagem aguarda respostas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.