Manifestação

Estudantes protestam a contra falta de infraestrutura em escola da Cidade Operária

Os adolescentes do Centro de Ensino Médio da Cidade Operária I reclamam das obras inacabadas.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h42

SÃO LUÍS – Estudantes do Centro de Ensino Médio Cidade Operária I (CEM I), na Cidade Operária, com apitos e cartazes, manifestaram insatisfação com a precariedade na infraestrutura da escola e falta de professores. Durante a manhã desta terça-feira (26), dezenas de alunos fecharam a Avenida Principal do bairro e, em seguida, fizeram passeata pelas ruas do bairro.

 Foto: Via WhatsApp / Imirante.com.
Foto: Via WhatsApp / Imirante.com.

De acordo com informação de populares, a escola tem obras inacabadas e, por isso, os estudantes exigem que as reformas prediais sejam concluídas. “As salas estão sujas, com paredes quebradas e sem pintura de acabamento”, reclama uma moradora via WhatsApp do Imirante.com. O trânsito apresentou lentidão nas ruas e avenidas do bairro.

Em nota, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), informou que o recurso repassado pelo Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) está bloqueado por irregularidades nos processos licitatórios e no projeto, mas para que, o calendário letivo não seja prejudicado, verbas do Tesouro do Estado estão sendo aplicadas em obras de recuperação. Sobre a reclamação da defasagem no quadro de professores, a Seduc declarou que, no CEM I, somente a disciplina Biologia está sem professor e que a Secretaria está empenhada em resolver a situação.

Leia, na íntegra, o posicionamento da Seduc:

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) esclarece que as obras no centro de ensino Cidade Operária I foram contratadas pelo governo passado, em 2014, e financiadas com recursos do BNDES, que estão bloqueados por problemas como irregularidades nos processos licitatórios e nos projetos.

A Seduc informa que o atual governo está fazendo uma força tarefa para repactuar com a entidade financeira os recursos, mas reforça que retomou as obras utilizando verbas do Tesouro Estadual, para evitar que haja prejuízos aos estudantes.

As obras nas redes elétrica e hidráulica, banheiros, pintura e o piso estão em fase de conclusão. Em relação ao quadro de professores na escola, falta apenas para a disciplina de Biologia, que já sendo providenciado pela Seduc, nas demais disciplinas as aulas estão acontecendo normalmente.

A Seduc reitera que uma equipe técnica da Secretaria vem acompanhando de perto as escolas no sentido de atender as demandas da comunidade estudantil e encaminhar soluções rápidas.

 Foto: Via WhatsApp / Imirante.com.
Foto: Via WhatsApp / Imirante.com.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.