No São Francisco

Vídeo: jovens afirmam ter sofrido abuso de policiais militares

Uma das vítimas registrou imagens de parte da abordagem.

Neto Cordeiro/Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h43

SÃO LUÍS – O estudante Gabriel Rocha Ferreira, de 18 anos, relatou nesta sexta-feira (15), ao Imirante.com, que ele e a companheira, de 16 anos, sofreram abusos por policias militares no bairro do São Francisco.

Ele contou que por volta das 21h dessa quinta-feira (14), sua companheira foi abordada na rua Epitácio Cafeteira por quatro policiais, que chegaram em um carro de ronda. “Eles mandaram ela parar. Na hora que ela parou, já foram agarrando nos braços dela, e foram revistando ela à força”, disse.

 Policial aparece em vídeo feito por uma das vítimas. Foto: Reprodução.
Policial aparece em vídeo feito por uma das vítimas. Foto: Reprodução.

A adolescente, também, deu detalhes ao Imirante.com sobre a humilhação que afirma ter sofrido. “Eu disse: ‘o senhor não pode me revistar’. Ele disse: ‘agora, não tem dessa’. Só policial mulher que pode revistar mulher. Mas ele foi logo metendo a mão nos meus bolsos”, acrescentou.

Ao avistar a situação, Gabriel disse que tentou interferir a revista e, no momento seguinte, os policias partiram para cima dele com agressão. “Ele me botou na parede e começou a me bater, me chutar”, afirmou.

O jovem, ainda, explicou que, durante a confusão, a irmã dele, Juliana Rocha Ferreira, de 22, se aproximou e filmou a situação com o celular (Assista abaixo). “Quando o policial viu que ela estava filmando, foi para cima dela. Ela escondeu o celular, mas continuou o áudio. Ele puxou os cabelos dela e, ainda, me ameaçou de morte”, contou Gabriel.

 Sob ameaça, jovem prefere não mostrar o rosto. Foto: Neto Cordeiro/Imirante.com.
Sob ameaça, jovem prefere não mostrar o rosto. Foto: Neto Cordeiro/Imirante.com.

Os três sempre moraram no bairro e, agora, convivem com o medo de saírem na rua. Eles registraram um boletim de ocorrência e também, relataram o caso na Corregedoria Adjunta da Polícia Militar. O documento aponta a identificação do carro em que estavam os policiais: VP14/027, veículo Pálio Weekend de placas OXW-8741. Gabriel informou que, na corregedoria, eles foram orientados a aguardarem uma notificação.

A reportagem do Imirante.com entrou em contato, por e-mail, com a Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP-MA) e aguarda uma resposta.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.