Liberdade revogada

Tribunal de Justiça do Maranhão decreta prisão de ex-diretor da Cadet

Cláudio Barcelos é suspeito de facilitar fuga de detentos.

Imirante.com, com informações do TJ-MA

Atualizada em 27/03/2022 às 11h43
(Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - O ex-diretor da Casa de Detenção do Complexo de Pedrinhas (Cadet), Cláudio Henrique Bezerra Barcelos, teve prisão decretada pela 3ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Estado (TJ-MA), por maioria de votos. Cláudio Barcelos é suspeito de promover evasão de detentos do Cadet e ter ligação direta com o caos que se instalou no sistema penitenciário do Maranhão.

Relembre: Diretor da Cadet é preso suspeito de facilitar fuga de detentos

A determinação decorreu de recurso interposto junto ao TJ-MA, pelo Ministério Público do Maranhão (MP-MA), contra decisão de Juízo da Central de Inquérito de São Luís, que concedeu liberdade provisória ao acusado, investigado sob suspeita de ter praticado os crimes tipificados no artigo 319 e 351 do Código Penal (Prevaricação e Fuga de pessoa presa ou submetida à medida de segurança).

De acordo com o Ministério Público, está evidenciado nos autos que Cláudio Barcelos gerenciava esquema de evasão de presos da Cadet, dirigido por ele à época, mediante pagamento, e mantinha, ainda, contato telefônico com os detentos, aos quais prometia favores, incluindo a “agilização” de processos judiciais.

O ex-diretor da Cadet do Complexo de Pedrinhas teria forjado documentos, comunicando falsamente a fuga de detentos com os quais se comunicava via mensagens telefônicas.

O entendimento do MP-MA é de que a simples demissão do indiciado da direção da Cadet não seria suficiente para restaurar a ordem pública. Foi apontado ainda que, após a soltura do acusado, ordens oriundas de dentro do sistema prisional culminaram na queima de vários ônibus na cidade de São Luís, o que provocou transtornos à população.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.