Nova versão

Família esclarece caso do adolescente que comoveu redes sociais

O adolescente não tem passagem por casas de internação.

Anderson França / Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 11h43
(Foto: Reprodução / <i>Facebook</i>)

SÃO LUÍS – Com o auxílio das redes sociais é comum que usuários compartilhem informações do cotidiano. Na intenção de promover ajuda ao adolescente Diogo Guilherme Pinho, de 14 anos, o bombeiro militar Pedro Marcos Soares, de São Luís, divulgou o relato de um encontro com o jovem, que, atualmente, vaga pelas ruas e praças da cidade. A redação do Imirante.com conseguiu localizar o padrasto do adolescente, Benedito Pereira da Silva. Por telefone, ele desmentiu a versão espalhada nas redes sociais, que já tem mais de 33 mil compartilhamentos.

Pessoal encontrei este menino ontem segunda-feira (27/04) na praça do Anjo, no Bairro Anjo da Guarda, ele se chama DIOGO...

Posted by Pedro Marcos Soares on Tuesday, April 28, 2015

Segundo a história narrada pelo militar, após ouvir o adolescente que foi localizado na Praça do Anjo, no bairro Anjo da Guarda, Diogo estava em situação de rua desde que um adolescente infrator teria tentado furar o rapaz na Casa da Juventude Canaã, no Vinhais, e, então decidiu fugir. A Fundação da Criança e do Adolescente (Funac), responsável pela aplicação de medidas socioeducativas a adolescentes infratores, depois de fazer busca no banco de dados da instituição, informou que não há registro da internação do adolescente na referida Casa.

Ainda segundo o relato divulgado nas redes sociais, Diogo afirmou que o pai havia sido assassinado, a mãe estava presa no presídio feminino do Complexo de Pedrinhas por crime de tráfico de drogas e a família é natural do Piauí, bem como o jovem. O padrasto de Diogo nega esta versão. “A família do Diogo é toda de São Luís, e mora no Cohatrac. Não tem ninguém da família no Piauí. O pai, realmente, faleceu, mas de morte natural e não assassinado. A mãe dele, a Vanessa, nunca teve passagem pela polícia”. Segundo Benedito, atualmente, a mãe de Diogo encontra-se internada no Hospital de Paço do Lumiar em decorrência de problemas cardíacos.

Benedito declarou que o adolescente - vez ou outra - visita os familiares, que oferecem ajuda. “Ele já veio aqui em casa várias vezes, mas sempre furta algum objeto para trocar por droga e some em seguida. Nós já buscamos ajuda no Conselho Tutelar daqui de Paço do Lumiar, só que ele nunca quis ter ‘jeito’. A gente sempre tenta dar a mão. Até o meu patrão já conversou com ele, mas ele não mudou”. O padrasto negou, ainda, que o adolescente seja criminoso ou tenha sido internado por ato infracional. “O problema todo do Diogo é a droga, a gente não sabe mais o que fazer. Quando ele usa, começa a gaguejar e criar histórias sem sentido. Ele nunca matou e nem roubou ninguém.”, concluiu.

Posicionamento da Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas)

Em nota enviada à imprensa, a Secretaria informou que o adolescente recebe auxílio na rede de acolhimento de acordo com estabelecido por Lei. O jovem teve, também, assistência psicológica, social e de saúde para contribuir com o desenvolvimento integral.

Ainda segundo a Semcas, Diogo possui vínculos familiares rompidos. O adolescente e a família foram acompanhados por equipes do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas) para restabelecer os vínculos, no entanto, Diogo se evade e interrompe a assistência.

A Semcas esclareceu que funcionários do Conselho Tutelar estiveram no local indicado na publicação para tentar encontrá-lo e, novamente, oferecer auxílio. “A ação de busca permancerá até que o adolescente seja localizado”, informa a Secretaria.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.