São Luís

Internauta mostra lixão formado por invasores no Ipase

"Muitas vezes, esse lixo é queimado", diz a internauta.

Maurício Araya / Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h44
Ela cobra ação da prefeitura.
Ela cobra ação da prefeitura. (Carolina Braga / VC no Imirante)

SÃO LUÍS – Registro feito pela moradora Carolina Braga no bairro do Ipase, em São Luís, mostra a formação de um lixão no local, condição insalubre criada pelos moradores de uma invasão na rua Domingos Olímpio, próximo a um ferro-velho.

"Já foram colocadas placas de aviso, porém, não houve respeito, e nós, moradores do bairro, temos que lidar com as consequências. Muitas vezes, esse lixo é queimado causando uma grande fumaça tóxica", diz a internauta, que enviou as imagens à redação por meio do aplicativo WhatsApp – (98) 99209-2383.

"Pedimos apoio da prefeitura, nem que seja para cercar o local, para que esse problema acabe", apela a moradora.

Por e-mail, a reportagem cobrou um posicionamento sobre o que pode ser feito pela Prefeitura de São Luís. Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) informou que há serviço de coleta no bairro. Leia na íntegra:

A Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) informa que o serviço de coleta de resíduo domiciliar atende ao bairro Ipase às terças, quintas e aos sábados, durante o dia, razão pela qual não justifica o descarte de resíduos em vias públicas ou terrenos baldios do bairro.

A Semosp acrescenta que a população pode contribuir com a limpeza pública da cidade descartando os resíduos sólidos, seja ele de qualquer natureza ou volume, em locais adequados. No caso do resíduo domiciliar, os recipientes contendo esses materiais devem ser dispostos nas calçadas das residências e comércios ou em caixas de contêineres, para que possam ser coletados pelos agentes de limpeza. Os resíduos provenientes de entulhos da construção civil são de responsabilidade do gerador, devendo este contratar empresa licenciada para a coleta e destinação, em conformidade com a lei.

A Secretaria informa ainda que faz campanha sistemática para recolhimento dos resíduos classificados como bagulhos volumosos, que inclui móveis e estofados velhos, eletrodomésticos fora de uso, pedaços de madeiras, entre outros, bem como campanhas com a finalidade de reformar a importância do descarte correto de resíduos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.