No bairro do Lira

Moradores do Lira reclamam do desperdício e da falta de água nas torneiras

O problema começou ainda no ano passado, quando um caminhão quebrou o encanamento.

Heider Matos/Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h45

SÃO LUÍS – Moradores do bairro do Lira, região central de São Luís, convivem há meses com a falta de água e com o desperdício ao mesmo tempo. Enquanto falta água nas torneiras das casas, do lado de fora, de um cano quebrado, jorra água pela rua, impedindo que o líquido suba para as residências. A equipe do Imirante.com esteve no local e encontrou um clima de insatisfação.

Segundo os moradores da rua Araripe Jr., o problema começou no ano passado, quando um caminhão de coleta de lixo quebrou o encanamento. Desde então, várias solicitações foram feitas a Companhia de Saneamento Ambiental (Caema) para que o problema fosse resolvido, mas até o momento ninguém foi até o local.

A dona de casa, Marta Lopes, de 21 anos, relatou que a água jorra por toda a rua, e por isso não chega às torneiras. “Desde que o caminhão quebrou o encanamento, a água jorra. E ninguém vem consertar. Eu continuo sem água na minha torneira, mas na frente da minha jorra sempre que é dia de água e eu não posso usar”, relatou indignada.

Incluso no sistema de rodízio da Caema, o bairro era abastecido pelo Sistema Sacavem/Batatã. No entanto, devido à falta de chuva, no reservatório do Batatã, o Lira, assim como toda região central da capital, passou a receber água do sistema Italuís.

A produção do Imirante.com procurou a Caema que informou que estão em andamento várias ações para melhorar o abastecimento em toda a cidade. Em relação ao Centro, a Caema informou que dará nício à perfuração de seis poços para reforçar o abastecimento da região.

Abaixo, um vídeo feito por moradores mostra o despedícío de água, provocado pela quebra de um cano.

Assista.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.