Protesto

Em protesto, índios Guajajaras acampam em frente a prédios públicos

Segundo eles, nenhum representante do governo apresentou proposta de melhorias.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h45
(Foto: Daniel Moraes/Imirante.com)

SÃO LUÍS – Por melhorias em aldeias, índios da tribo Guajajaras acampam, em protesto, em frente ao Palácio dos Leões. Ao todo, segundo os líderes do movimento, 80 índios estão na capital protestando por melhorias. Uma parte está na sede da Fundação Nacional do Índio, no bairro do Anil, e outra na sede da Secretaria de Educação do Estado. O restante desses índios permanece em frente ao Palácio dos Leões.

Segundo Raimundo Guajajaras, uma das lideranças, a tribo pedem melhorias nas áreas de educação, transporte e saúde. Outra reclamação é sobre a falta de diálogo com o governo atual. Segundo eles, nenhum representante do governo apresentou proposta de melhorias para as tribos. "Mudou o governo e até agora ninguém falou com a gente. Nós estamos reivindicando o que é nosso por direito. Queremos saúde, educação e transporte de qualidade", declarou.

Segundo outro manifestante indígena, Augusto Tukumay, os índios permanecerão em frente ao palácio até que algum representante do governo converse com eles.

Por meio de nota, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) informou que uma equipe de gestores das áreas de alimentação, transporte escolar e engenharia da Seduc reuniram-se com os índios na noite desta terça-feira (24). A secretaria ressaltou ainda, que parte das demandas apresentadas pelo grupo já vem sendo encaminhada pelo Estado no intuito de sanar o mais breve possível.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.