Educação

Maranhão tem representantes em competição internacional de Direito

O nome da competição é uma homenagem a Philip Jessup, juiz da Corte Internacional de Justiça da ONU.

Imirante.com, com informações da Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h46

SÃO LUÍS - Uma equipe formada por alunos do 5º e 9º períodos e dois egressos do curso de Direito da Unidade de Ensino Superior Dom Bosco (UNDB) participa pela primeira vez da Jessup (Philip C. Jessup International Law Moot Court Competition), uma competição de Direito Internacional promovida pela International Law Students Association (ILSA).

O nome da competição é uma homenagem a Philip Jessup, juiz da Corte Internacional de Justiça da ONU. A primeira edição do concurso ocorreu em 1959, na Universidade de Harvard. Trata-se de uma corte simulada, em que países fictícios envolvidos em um conflito também fictício submetem a controvérsia à Corte Internacional de Justiça.

A Jessup impõe aos estudantes o desafio de defender sua abordagem em relação a um caso jurídico sobre Direito Internacional, numa espécie de batalha. Um grupo acusa e outro defende, com a mediação de árbitros – magistrados renomados a nível internacional.

Toda a sustentação oral (a defesa ou acusação falada) dos alunos, realizada em 45 minutos e em inglês, é acompanhada por eles, responsáveis por realizar questionamentos sobre o caso.

A equipe maranhense concorre com outras equipes brasileiras, e a vencedora representará o país na rodada internacional, que acontece em Washington DC. Mais de 550 faculdades de Direito de mais de 80 países participam anualmente da competição. A competição está na sua 56º edição, e em países como EUA, Indonésia e China, a participação no Jessup é requisito para uma carreira de sucesso.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.