Preservar: essa é sua praia?

Amigos se unem para orientar população a manter praia limpa

Formada por 35 moradores, equipe realiza ações na praia de Panaquatira.

Neto Cordeiro/Imirante.com

- Atualizada em 27/03/2022 às 11h46
 Foto: Neto Cordeiro/Imirante.com.
Foto: Neto Cordeiro/Imirante.com.

SÃO LUÍS – O fim de semana, para muitas famílias, é o momento de ir à praia, relaxar e encontrar amigos. Para um grupo de moradores de Panaquatira, os domingos, em especial, são dias de promover ações de conscientização sobre cuidados com a praia.

Neste ano, os “Amigos de Panaquatira”, equipe formada por 35 pessoas que moram próximo à praia, decidiram se unir para melhorar as condições do ambiente em que escolheram ficar. “É um projeto de seleção de lixo espontâneo, feito pelos moradores. Nós queremos conscientizar que, em vez de esperar a prefeitura vir pegar o lixo, nós mesmos poderíamos selecionar o lixo que formamos”, explica a integrante Edjane Brito, de 49 anos.

 Foto: Neto Cordeiro/Imirante.com.
Foto: Neto Cordeiro/Imirante.com.

Ela, que é funcionária pública, afirma que sente falta do serviço de coleta. “A praia está muito suja. Antigamente, existiam contêineres que a prefeitura colocava na entrada da praia. Hoje em dia, não existem mais. A limpeza só é feita até um determinado local da praia”, reclama. E o problema não é,apenas, em virtude da má educação de alguns frequentadores, mas também do lixo trazido pelas ondas, lançado em outras praias.

O projeto é realizado por meio de fixação de panfletos e entrega de material informativo na entrada da praia e, também, de casa em casa. “Não está havendo preocupação nem do poder público, nem da maioria das pessoas. Se 20 pensam em sustentabilidade, 50 ainda têm aquele mau costume. Talvez não tenham acesso à informação”, completa.

Assista ao vídeo da ação, realizada no domingo (25), ao fim da publicação. As imagens foram registradas pela integrante do grupo.

Riscos de afogamento e problemas de locomoção

O grupo propõe-se a muito mais. Como se não bastassem os problemas causado pelo acúmulo de lixo, banhistas, ainda, lidam com a falta de sinalização quanto aos riscos de afogamento e atolamento de veículos.

“Os afogamentos são constantes na área. Não tem salva-vidas. Há, também, o risco de atolar o carro. As pessoas não sabem em que local dá para passar com o carro. Já solicitamos à prefeitura que fizessem placas para colocar, mas, até hoje, não tivemos resposta”, declara a moradora.

Segundo a Prefeitura de São José de Ribamar, a coleta de resíduos sólidos é feito três vezes por semana no local, tendo reforço nos fins de semana.

Já sobre a atuação de salva-vidas, a prefeitura afirmou que, principalmente nos fins de semana, homens do grupamento de salva-vidas municipal são deslocados para a área.

Leia a nota na íntegra:

A coleta de resíduos sólidos no local é feito três vezes por semana e o serviço recebe reforço nos fins de semana, quando a Praia é mais frequentada. Já acionamos o setor de limpeza pública no sentido de verificar se, por algum motivo, houve algum problema ou interrupção no serviço com o objetivo de restabelecer o mais breve possível. Com relação ao serviço de salva-vidas, nos fins de semana, principalmente, homens do grupamento de salva vidas municipal são deslocados para o local. Este trabalho ganhará reforço com equipes de homens do Corpo de Bombeiros, cujo grupamento, já está operando e possui uma base na sede da cidade.

“Nada se joga fora, tudo se transforma”

Além do projeto, Edjane recicla material descartado (veja, abaixo, na galeria de fotos) e reutiliza em sua própria casa. “Eu reciclo muita coisa. A gente recolhe galhos de árvore e faz arranjo, com tampinhas de refrigerante eu já fiz cesto. Na minha casa, nada se joga fora, tudo se transforma. De caixote de feira eu faço nicho para parede. Meu marido e filhos, também, têm essa preocupação”, ressalta.

Questionada acerca dos resultados das ações, ela é convicta de que conseguirão mudar algo. “Muitas pessoas podem dizer 'vai dar murro em ponta de faca', mas não é. Eu prefiro o ditado que diz 'água mole em pedra dura tanto bate até que fura'. Insistindo, acredito que pelo menos 50% vão se conscientizar”, defende.

Amigos se unem para orientar população a manter praia limpa

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.