Fiscalização

Corpo de Bombeiros fiscaliza prédios em São Luís

Operação visa identificar irregularidades e depois apresentar soluções.

Divulgação/CBM-MA

Atualizada em 27/03/2022 às 11h46

SÃO LUÍS - O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBM-MA) deu início, nesta terça-feira (27), a um trabalho educativo e preventivo. Eles fiscalizaram o funcionamento de estabelecimentos comerciais e prédios localizados nas avenidas de São Luís. A operação visa identificar irregularidades e, após o diagnóstico apresentar soluções para corrigir as pendências.

“Montamos um cronograma para que possamos cobrir toda a ilha. A ação tem como finalidade verificar itens de segurança e proteção contra incêndio e pânico, fazendo com que sejam cumpridas todas as normas e procedimentos, para evitar que tragédias venham a ocorrer. Estamos identificando as falhas e orientando para que os serviços sejam regularizados”, explicou o comandante geral do CBM-MA, coronel Célio Roberto Araújo.

As atividades estão sendo coordenadas pelo Grupamento de Atividades Técnicas (GAT). Nesta terça-feira foram vistoriados hotéis, pousadas, restaurantes, agências bancárias e diversos estabelecimentos localizados nas avenidas Colares Moreira, Ana Jansen e dos Holandeses, nos bairros do São Francisco, Ilhinha, Ponta d’Areia, Ponta do Farol e Calhau.

De acordo com o comandante do GAT, major Wellington Soares, foi montado um plano de fiscalização. “É um trabalho rigoroso, onde as equipes estão examinando todas as licenças de funcionamento, instalações físicas, plano de combate a incêndios, saídas de emergências, entre outros itens previstos na legislação”, disse.

Após as inspeções, será produzido um laudo técnico para cada local avaliado e, caso haja pendências, o GAT vai estipular um prazo aos proprietários para que adotem as medidas necessárias. Os donos de estabelecimentos que descumprirem as normas de segurança poderão ser multados e terão o estabelecimento interditado.

Balanço

Nesta primeira etapa da operação, os bombeiros estiveram em cerca de 20 locais. Em alguns, foram observados a ausência de documentação, de equipamentos preventivos, materiais de primeiros socorros, sistema de brigada, sinalizações, saídas de emergência obstruídas, problemas nas instalações hidráulicas e elétricas, entre outros itens de segurança.

O comandante do GAT informou que outras áreas, como o Centro e a avenida Litorânea já foram vistoriadas pelos bombeiros e que essas ações continuarão até que sejam cobertas todas as regiões da capital.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.