Fiscalização

Inmeq destrói mais 13 mil produtos irregulares apreendidos

Itens foram destruídos de forma mecânica, com a utilização de um rolo compactador.

Imirante.com, com informações da Assessoria Inmeq

Atualizada em 27/03/2022 às 11h46

SÃO LUÍS - Mais de 13 mil produtos irregulares apreendidos entre os anos de 2012 e 2014, foram destruídos, nesta sexta-feira (23), pelo Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial do Maranhão (Inmeq-MA).

Tomadas, plugues, adaptadores, brinquedos, cadeiras plásticas, panelas de pressão, lâmpadas, isqueiros a gás, extensões elétricas, secadores de cabelo, lanternas e cadeirinhas de bebê estavam entre os itens que foram destruídos de forma mecânica, com a utilização de um rolo compactador.

Os produtos foram apreendidos durante fiscalizações de rotina do órgão na capital e no interior. Entre as irregularidades detectadas, estavam a falta de certificação e o não atendimento aos padrões estabelecidos pelo Inmetro.

“Nossa fiscalização comprovou que estes produtos não se adaptavam às normas do Inmetro. O material destruído será encaminhado à cooperativa de reciclagem”, explicou o presidente do Inmeq-MA, Geraldo Carvalho Júnior.

Ao todo foram 13.168 produtos destruídos, que deram origem a 343 autuações. Como são considerados impróprios para uso, não podem ser doados.

“São produtos que não passaram por testes de qualidade ou estão fora do padrão, portanto, colocam em risco o meio ambiente, e principalmente, a segurança dos usuários”, explica o chefe da Divisão de Qualidade do Inmeq-MA, Ludimar Vieira.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.