Festa

Inmeq inicia fiscalização de produtos comercializados para o Carnaval

Operação tem objetivo de conferir informações nas embalagens.

Imirante.com, com informações da Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h46
( Foto: Divulgação / Assessoria)

SÃO LUÍS - O Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial (Inmeq) do Maranhão está fiscalizando os produtos que são mais vendidos durante o período de Carnaval. A operação foi iniciada nesta quarta-feira (21) e tem como objetivo verificar se o peso e a quantidade dos produtos vendidos conferem com as informações especificadas na embalagem.

Os fiscais estão fazendo coleta por amostragem para análise em laboratório. Entre os artigos que estão sendo inspecionados estão espumas artificiais, tintas coloridas para cabelo, serpentinas, pérolas, glitter, bolhas de sabão e pacotes com máscaras.

Se houver irregularidade, o fabricante será autuado e a multa pode variar de R$ 1,5 mil a R$ 4 mil. No caso de garrafas de bebidas alcoólicas, energéticos e o tradicional amido de milho, a análise é feita no próprio local, com a utilização de balança pelas equipes do Inmeq.

“Detectamos dois produtos reprovados, glitter e as pérolas, que estavam com peso abaixo do indicado na embalagem”, informou a chefe da divisão de produtos pré-medidos do Inmeq, Camila Renata Ferreira.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.