Fiscalização

Operação Volta às Aulas: Inmeq-MA reprova material escolar em SL

A operação foi realizada no período de 7 a 13 de janeiro na capital maranhense.

Divulgação/Inmeq-MA

Atualizada em 27/03/2022 às 11h46

SÃO LUÍS - Tintas guache e cola bastão foram alguns dos produtos reprovados pelo Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial do Maranhão (Inmeq-MA) na Operação Volta às Aulas, realizada no período de 7 a 13 de janeiro, em São Luís.

A operação tem como objetivo coletar e periciar produtos de material escolar pré-medidos (previamente embalados e pesados), vendidos em papelarias, supermercados e armarinhos da capital maranhense.

A operação desencadeada pelo setor de produtos pré-medidos do Inmeq-MA, visitou dez estabelecimentos comerciais. 13 coletas de materiais escolares foram feitas por amostragem e durante a verificação, foram expedidos, de imediato, 12 autos de infração.

Os produtos fiscalizados foram pastas aba elástico, cola branca, tinta guache, corretivo, massa de modelar, lápis, borracha, prancheta, marcador de texto, papel A4 e giz de cera. Parte do material ainda está em análise no laboratório do órgão.

Pesos abaixo do informado na embalagem e a falta de inscrições obrigatórias, como dimensões e origem dos produtos, foram as irregularidades mais comuns detectadas nas análises já concluídas.

“Esta é uma operação realizada sempre no início do ano, no período de volta às aulas. O nosso objetivo é garantir que o consumidor compre produtos de acordo com o que realmente está descrito nas embalagens”, explica o diretor técnico do Inmeq-MA, ZoisGantzias.

O consumidor que se sentir lesado na compra de algum produto pré-medido pode reclamar ou tirar dúvidas por meio da Ouvidoria, no telefone 0800 071 5281.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.