Alarmante!

Brasil: um milhão de casos de queimaduras todos os anos

A maioria desses acidentes acontece em ambiente domiciliar.

Daniel Moraes / Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h47
(Foto: Daniel Moraes / Imirante.com)

SÃO LUÍS - Um milhão. Este é o número de acidentes com queimaduras registrados todos os anos no Brasil, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Os números revelam que a maioria desses acidentes, cerca de 79%, acontece em ambiente domiciliar e que crianças, de um a nove anos, são as principais vítimas.

Para o cirurgião Júpiter Newler Duarte, muitos desses acidentes poderiam ser evitados se houvesse prevenção. “O melhor tratamento, o que se mostrou mais eficaz contra queimaduras ainda é a prevenção”, declara Duarte. Segundo ele, medidas simples podem salvar vidas. “Prestar atenção no fogão, em produtos químicos, tapar tomadas, enfim, coisas simples como essas podem prevenir acidentes graves”, explica.

Tratamento

De acordo com Júpiter Duarte, o tratamento de queimaduras varia em cada caso. “Nas queimaduras de primeiro e segundo grau, a primeira coisa a ser feita é resfriar a parte do corpo que foi queimada em água corrente. Isso não vai fazer a lesão regredir, mas vai impedir que ela aumente, então é importantíssimo que isso seja feito”, explica o cirurgião.

Para os casos mais graves, Duarte explica que o ideal é procurar atendimento médico imediatamente. “Resfriar as lesões, nesse caso, também é importante. Mas é necessário que a pessoa seja atendida o mais rápido possível por um profissional”, afirma.

O cirurgião explica, ainda, que o tratamento de uma pessoa que teve queimaduras graves por todo o corpo demanda bastante tempo e esforço. “É toda uma equipe envolvida, não só de médicos cirurgiões, mas também de nutricionistas, psicólogos, fisioterapeutas etc.,” declara.

Entenda

Queimaduras são injúrias da pele ou outros tecidos orgânicos, causadas por contato com fontes de calor ou substâncias quentes, exposição à radiação, temperaturas e pressão extremas, corrente elétrica, exposição à fumaça, ao fogo e às chamas.

Classificação

As queimaduras são classificadas em 1º, 2º e 3º grau. Elas possuem características diferentes, e as causas vão desde exposição prolongada ao sol até o contato direto com o fogo.

Queimadura de 1º grau: atinge somente a epiderme (camada mais superficial da pele). Caracteriza-se por dor e vermelhidão no local queimado. Pode ser causada pela exposição prolongada ao sol.

Queimadura de 2º grau: atinge a epiderme e a derme (camada localizada abaixo da epiderme). Caracteriza-se por dor, vermelhidão e formação de bolhas.

Queimadura de 3º grau: atinge todas as camadas da pele, inclusive o tecido gorduroso e os nervos, podendo alcançar inclusive os ossos. Caracteriza-se por pouca dor, já que destrói as terminações nervosas de sensibilidade. A pele fica seca, dura, enrugada, escurecida ou esbranquiçada.

Centro de referência

O Maranhão ainda não possui um hospital especializado no tratamento de queimados. A maioria dos pacientes que precisa deste tipo de tratamento se dirige a Estados como Ceará, Goiânia e Teresina. Segundo Duarte, no Maranhão, o tratamento ainda é feito de forma improvisada, por causa da falta de recursos e equipamentos.

Casos de queimaduras ganharam repercussão em todo o Estado após os ataques a ônibus, em janeiro de 2014, que vitimaram cinco pessoas. Entre elas, o entregador Márcio Ronny, 37 anos, que teve 75% do corpo tomado pelas chamas e a menina Ana Clara, de seis anos, que morreu após ter 98% do corpo queimado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.