Centro de Interpretação Turístico-Cultural

Governador inaugura novas instalações da Casa do Maranhão

O projeto foi viabilizado pelo Programa de Incentivo à Cultura.

Divulgação/Secom

Atualizada em 27/03/2022 às 11h47
(Foto: Divulgação )

SÃO LUÍS - O governador Arnaldo Melo inaugurou, na noite dessa sexta-feira (19), o primeiro Centro de Interpretação Turístico-Cultural do Brasil, a Casa do Maranhão, localizada no Centro Histórico de São Luís.

“Estar aqui, hoje, muito nos honra inaugurando este importante equipamento cultural de grande valia para o Maranhão, para nossa gente e para nossa cultura. Não poderíamos deixar de mencionar o grande empenho da ex-governadora Roseana Sarney para com a cultura maranhense e de dizer que, se chegamos onde estamos, certamente devemos a ela. É importante mantermos este espaço funcionando para que preservemos a memória da nossa cultura, proporcionando uma experiência completa aos visitantes, não somente do ponto de vista cultural w turístico, mas também do social e do econômico”, disse Arnaldo Melo.

O novo e moderno espaço para exposições é um equipamento com múltiplas possibilidades educacionais erguido com técnicas museológicas contemporâneas. O projeto foi viabilizado pelo Programa de Incentivo à Cultura, do governo federal, por meio da Lei Rouanet, com patrocínio da Vale e gerenciamento da Associação Artístico e Cultural do Maranhão. “É um momento muito especial para quem é apaixonado pela cultura maranhense e nos possibilita um amplo conhecimento da nossa riqueza cultural”, frisou a secretária de Estado da Cultura, Olga Simão.

Segundo o diretor de Gestão Integrada da Vale, Vanderley Marques, a empresa sente-se orgulhosa em fazer parte desse projeto. “Desejamos que com este mais novo espaço, o turismo venha a se fortalecer ainda mais”, disse. Cláudio Pinheiro, diretor da Casa do Maranhão, salientou que a estrutura foi completamente reconfigurada. Nela há textos com enfoques literários, poesias, informações técnicas e infográficos, bem como diversos recursos audiovisuais. “Aqui, o público também conhecerá os fatos mais marcantes da memória do Estado. A Casa do Maranhão é um projeto contemporâneo com diversas salas, funcionando de terça-feira a domingo”, informou Pinheiro.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.