Há mais de quatro meses...

Famílias do residencial Turiúba sofrem com a escassez d'água

De acordo com alguns moradores, o problema com a falta d'água existe desde que o bairro foi entregue.

Daniel Moraes / Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h47

SÃO LUÍS - Sem água há mais de quatro meses. Assim vivem os cerca de três mil moradores do residencial Turiúba, em São José de Ribamar, Região Metropolitana de São Luís. O bairro, que faz parte do programa federal Minha Casa Minha Vida, foi entregue no início de 2014. Ao todo, segundo dados da Prefeitura de São José de Ribamar, existem 2.526 casas no local.

 Bairro fica no município de São José de Ribamar. Foto: Daniel Moraes / Imirante.com
Bairro fica no município de São José de Ribamar. Foto: Daniel Moraes / Imirante.com

De acordo com alguns moradores, o problema com a falta d´água existe desde que o bairro foi entregue. É o que afirma a moradora Mirian Freitas, de 26 anos. “Aqui falta água para tudo. Eu tenho dois filhos para criar e, às vezes, não tem água nem para beber. Faz mais de quatro meses que não tem água aqui na rua”, reclama.

O mesmo problema é encontrado em outras casas do conjunto habitacional. Mesmo quem possui bomba em casa, como o aposentado José Soares, 80 anos, não consegue água nas torneiras. “Antes ainda subia uma água fraquinha para a caixa, mas hoje nem isso”, afirma o morador.

Improviso

Sem outras opções, e sem ter condições de comprar água, moradores precisam se dirigir até uma caixa d’água que foi colocada no meio da rua por operários da obra de uma escola. Segundo os moradores, a água, além de não ser suficiente para atender a todos, é insalubre. E é com ela que as famílias do residencial Turiúba matam a sede, banham seus filhos, preparam a comida e lavam roupa. Veja no vídeo abaixo:

Contraste

No mesmo bairro onde existem casas que não têm água nem para beber, o Imirante.com flagrou um morador lavando um carro. O homem, que não quis dar entrevista, afirmou que na casa dele nunca faltou água.

 Morador do Turiuba lava carro na porta de casa, enquanto outras famílias não têm água nem para beber. Foto: Daniel Moraes / Imirante.com
Morador do Turiuba lava carro na porta de casa, enquanto outras famílias não têm água nem para beber. Foto: Daniel Moraes / Imirante.com

Esclarecimentos

Por meio de nota, a Prefeitura de São José de Ribamar afirmou que "o Turiúba foi construído pelo governo federal através do programa Minha Casa Minha Vida. O seus sistemas de abastecimento de água e esgotamento ainda não foram repassados ao município pela Caixa Econômica Federal, gestora do programa, e pelas empreiteiras que o construíram."

A Caixa informou, por e-mail, que está apurando os fatos tratados na reportagem para dar algum esclarecimento o mais breve possível.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.