São Luís

Palafitas são montadas à beira do rio, ao longo da avenida IV Centenário

Segundo coordenação do PAC Rio Anil, esse tipo de construção visa à especulação imobiliária.

O Estado

Atualizada em 27/03/2022 às 11h47
Vários casebres já foram erguidos no local.
Vários casebres já foram erguidos no local. (Biaman Prado / O Estado)

SÃO LUÍS - A construção e inauguração da avenida IV Centenário, que margeia parte do Rio Anil, da Camboa até a avenida dos Franceses, na Alemanha, está provocando um efeito colateral: atualmente, é possível ver algumas pessoas construindo palafitas à beira do rio, contrariando o que diz o Código Florestal. De acordo com Márcio Machado, coordenador do projeto PAC Rio Anil, existem três tipos de construções à beira do rio, e essas últimas trata-se, claramente, de obras visando, unicamente, à especulação.

Os outros tipos de ocupantes são aqueles que já estavam lá antes do início da obra e que foram, devidamente, cadastrados para serem incluídos no programa e terem direito a uma habitação construída pelo programa. Outros chegaram lá depois que o cadastro foi realizado e terão seus casos analisados um a um, mas todos serão remanejados do local. "Tivemos notícia de pessoas que estão construindo somente pela especulação, mas trabalharemos em união com outros órgãos federais e municipais para evitar a proliferação das palafitas", afirmou Márcio Machado.

Leia mais na edição, desta terça-feira (16), do jornal O Estado do Maranhão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.